Quais os sentimentos antes da morte?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Antes de morrer, é comum que as pessoas se sintam mais à vontade para pedir perdão pelos erros passados. Conforme os pesquisadores, esse comportamento também é comum entre pacientes que passam longas temporadas internados ou sob cuidados em casa, já que eles têm ciência do que pode acontecer.

O enfrentamento dos entrevistados diante da morte é permeado por sentimentos como: impotência, angústia, sofrimento, medo, os quais interferiram na assistência prestada ao enfermo e sua família.

A audição no último momento de vida
O estudo sobre a audição no momento da morte foi realizado por pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica (UBC). Na pesquisa foi constatado que a audição é o último sentido a se desligar no momento da morte.

É comum a pessoa se sentir irritada com a pessoa que morreu, com um sentimento de injustiça; Barganha: a terceira fase é quando a pessoa tenta encontrar maneiras de negociar com a situação, buscando uma forma de evitar a perda ou amenizar a dor.

Sem atividade no tronco cerebral, a vida humana podia ser considerada extinta. Mesmo na ausência de um tronco cerebral em funcionamento, o coração continua a repetir suas sístoles e diástoles, garantindo acesso de oxigênio ao resto do organismo para as atividades inerentes à vida vegetativa.

Virar a pessoa menos vezes e quando ela desejar; Incentivar que familiares e amigos conversem ou toquem a pessoa; Respiração tipo "gasping" (mais lenta, profunda e, por vezes, com períodos sem movimentos); Pele pálida, fria e aumento do suor; Atentar para troca de fraldas e roupa de cama quando estiverem úmidas.

Os cinco estágios do luto descritos por ela:

  • Primeiro estágio: negação e isolamento. ...
  • Segundo estágio: raiva. ...
  • Terceiro estágio: barganha. ...
  • Quarto estágio: depressão. ...
  • Quinto estágio: aceitação.

A morte encefálica é a morte do cérebro e do tronco cerebral. O quadro é irreversível e significa a morte legal do indivíduo. Isso porque as funções vitais controladas pelo cérebro deixam de ser realizadas espontaneamente, provocando o colapso de todos os órgãos em poucos minutos.

A consciência pode diminuir. Os membros começam a esfriar e ganham uma coloração azulada ou com manchas. A respiração pode ficar irregular. Confusão e sonolência podem ocorrer nas últimas horas.

Tremores musculares ocasionais, movimentos involuntários, alterações na frequência cardíaca e perda de reflexos nas pernas e braços são sinais de que o fim de vida está próximo.