O que é uma introdução exemplo?

Perguntado por: ezagalo . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.6 / 5 11 votos

A introdução é a primeira parte do texto e tem como objetivo apresentar o tema que será abordado e capturar a atenção do leitor. Ela pode ser utilizada em diferentes tipos de texto, como redações, artigos, trabalhos acadêmicos, entre outros.

Introdução, como o próprio nome diz, é a parte do texto que introduz o assunto que vai ser tratado. Pode parecer óbvio, mas na prática muitas vezes não é.

A introdução é aquele parágrafo inicial da sua redação e deve conter cerca de 5 linhas. Essa parte tem o objetivo de contextualizar o leitor sobre o assunto que você vai discutir ao longo do seu texto.

É a partir dela que o leitor terá a noção do que será apresentado em seguida.

  1. O tema deve ser apresentado já na primeira frase.
  2. Não há meios de fazer rodeios já na primeira frase do primeiro parágrafo.
  3. Também é no primeiro parágrafo que está inserido a linha de raciocínio do autor.
  4. O objetivo é convencer o leitor.

Introdução: Na introdução deve-se abordar claramente o assunto do trabalho, o objetivo, bem como fornecer alguns detalhes da sua elaboração, de como a pesquisa foi feita, entre outras. Pode-se também dar uma breve descrição sobre os tópicos do trabalho. Não se deve colocar conclusões na introdução.

Uma introdução ideal para a redação Enem costuma ter as seguintes características:

  1. Menciona o tema central;
  2. Avisa o leitor de que algumas soluções serão dadas no texto;
  3. Comenta brevemente a gravidade do problema em questão.

Na introdução, você deve mencionar essas situações para cativar o leitor e, até mesmo, para explicar o que será abordado. Então, na conclusão, você pode retomar o que foi dito para mostrar e reforçar como os seus argumentos são capazes de compor essa resposta, ou solução.

Para que você consiga fazer isso, você pode dividir a sua introdução em 3 partes:

  • contextualização;
  • tema;
  • tese.

Logo, a estrutura da introdução perfeita deve apresentar: Contextualização + problematização + apresentação da tese + citação breve dos dois argumentos. Agora que você já possui a fórmula para escrever a introdução completa, confira alguns dos modelos de introdução existentes e exemplos de cada um deles.

Tipos de introdução no texto dissertativo-argumentativo

  • Narração. Você pode pensar: “Narração no texto dissertativo-argumentativo?”. ...
  • Exemplificação. ...
  • Alusão histórica. ...
  • Definição. ...
  • Citação.

É a “conclusão” da sua introdução. Você deve citar o título e reiterar para o leitor a importância em prosseguir com a leitura. É um ponto decisivo, então, seja assertivo sem forçar o leitor. Nesta parte, é interessante usar palavras como “continue lendo”.

Como iniciar uma conclusão

  1. Conclui-se.
  2. Diante disso.
  3. Em síntese.
  4. Logo.
  5. Portanto.
  6. Por conseguinte.
  7. Por isso.
  8. Em virtude de.

Debate-se muito, correntemente, que…” “Com frequência, comenta-se que…” “Segundo a historiografia, nota-se que…” “Observando o cenário…”

  1. Reflita sobre o tema da redação. Reflita sobre o tema que está sendo proposto. ...
  2. Desenvolva as ideias iniciais. Depois de ter organizado as suas ideias no passo anterior, o momento de escrever o seu texto se torna muito mais fácil. ...
  3. Estruture a sua redação. ...
  4. Utilize conectivos e seja coerente. ...
  5. Revise o que escreveu.

O parágrafo se inicia com uma margem no canto esquerdo da página, em sua primeira linha, indicando o começo, e se encerra com um ponto final, após o qual não há mais texto, a não ser na linha posterior com o recuo de margem, indicando o início de um novo parágrafo.