O que é um texto dissertativo?

Perguntado por: rjaques . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 8 votos

Dissertação é uma modalidade de redação ou composição, escrita em prosa ou apresentada de forma oral, sobre um tema sobre o qual se devem apresentar e discutir argumentos, provas, exemplos etc.

Um texto dissertativo tem como finalidade expor uma informação ou argumentar em defesa de uma determinada tese com um interlocutor. Cotidianamente, de alguma forma, nós dissertamos. O texto dissertativo é um gênero textual responsável por expor uma informação ou apresentar uma tese ou opinião a um interlocutor.

Texto dissertativo
O tipo textual dissertativo é aquele em que o autor se propõe a apresentar um determinado tema ou assunto, posicionando-se sobre ele, baseado em uma argumentação consistente, com avaliações, justificativas, conceitos e exemplos.

No caso da redação dissertativa-argumentativa, o candidato precisa escrever um texto com introdução, desenvolvimento e conclusão. Além disso, precisa apresentar uma tese de redação, argumentos que apoiem essa tese e uma proposta de intervenção indicando um responsável.

Estrutura de um texto dissertativo
Um bom texto dissertativo é construído com três elementos principais: introdução, desenvolvimento e conclusão. Essa estrutura contribui para a organização das ideias e distribui as informações ao longo da redação. Observe agora como são construídas cada parte de um texto dissertativo.

Confira as opções:

  • “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  • “Muito se discute a importância de …”
  • “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  • “Observando o cenário…”
  • “É de conhecimento geral que…”
  • “Em face do cenário atual…”
  • “Segundo a pesquisa…”
  • “Tendo em vista que…”.

O que são os Tipos de Texto:
São tipos textuais o narrativo, o descritivo, o dissertativo, o injuntivo, o explicativo e o preditivo. Gêneros textuais (romances, poemas, relatórios, e-mails, teses, verbetes etc.) são compostos por tipos textuais.

A dissertação é um tipo textual que se organiza no intuito de apresentar ou argumentar sobre determinado tema. Para isso, o texto se estrutura em introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada parte apresenta diferentes assuntos, dados e ideias, que contribuem para a compreensão geral do texto.

A dissertação é classificada em expositiva ou argumentativa. A primeira tem como principal característica apresentar dados sobre um determinado assunto. Já a segunda tem como foco, além da exposição de informações, a defesa de um ponto de vista.

Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.

Como iniciar uma conclusão

  1. Conclui-se.
  2. Diante disso.
  3. Em síntese.
  4. Logo.
  5. Portanto.
  6. Por conseguinte.
  7. Por isso.
  8. Em virtude de.

O texto deve ser dissertativo-argumentativo, respeitando a estrutura composta por introdução, em que apresentamos o tema e a tese; desenvolvimento, responsável pela argumentação e defesa do ponto de vista; e a conclusão, que faz o fechamento das ideias e apresenta a proposta de intervenção.

– Uma dissertação serve para expor uma ideia, problema ou questionamento. Nela, desenvolve-se um raciocínio com base em argumentos que levarão a uma conclusão. – O estudante deve ser capaz de colocar argumentos válidos para fundamentar suas afirmações.