O que é um território?

Perguntado por: lperes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

A palavra território refere-se a uma área delimitada sob a posse de um animal, de uma pessoa, de uma organização ou de uma instituição. O termo é empregado na política, na biologia e na psicologia. Refere-se a uma área delimitada sob posse de algo ou alguém

Em geografia, o conceito de território é entendido como uma área delimitada por fronteiras, onde uma determinada sociedade exerce controle e poder sobre seus recursos naturais, econômicos e culturais.

O território é usualmente definido como uma área do espaço delimitada por fronteiras a partir de uma relação de posse ou propriedade, seja essa animal ou humana. Essa última apresenta versões políticas, culturais, econômicas, regionais, entre outras.

Território pode ser uma área delimitada sob uma posse, seja de um animal, uma pessoa ou de um grupo, de uma organização ou de uma instituição. O termo pode ser também utilizado na política, na biologia e na psicologia.

O território de um país é a base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania. O território é delimitado por limites políticos, que podem ser naturais, como um rio, uma cordilheira etc., ou artificiais, estabelecidos com base em outros elementos.

O território é o espaço ocupado por uma sociedade. Essa sociedade exerce domínio sobre seu terrtório, geralmente por meio de representante que o poder do governo que o controla. A administração de todo o território brasileiro é de responsabilidade do governo federal que tem sede em Brasília, no Distrito Federal.

O território é formado pelas formas nas paisagens mais a vida que os anima, formando um sistema complexo que evolui constantemente; enquanto que, o espaço geográfico é construído socialmente por um conjunto indissociável de sistemas de objetos e de ações, sendo, ainda, a categoria de análise geográfica.

O território está empreendido em determinadas relações de poder sobre um espaço e envolve delimitações, como as fronteiras. A região é uma classificação do espaço por meio de características comuns que facilitam a administração regional.

Conhecer o território vivo (o território concreto no qual a vida transcorre) contribui para entender como as pessoas adoecem e como podem ter saúde (processo saúde-doença) e para identificar formas de organizar ações e serviços no enfrentamento aos problemas e às necessidades da população.

Com uma área de 8.514.876 km², a extensão do território brasileiro é a quinta maior do planeta, atrás somente de Rússia, Canadá, Estados Unidos e China.

Sabemos a população pode se distribuir de formas diferentes no território. E, a partir dessa distribuição, podemos classificar um território como populoso ou como povoado.

O nome “Territórios Culturais” vem do entendimento de que não se tratam apenas de espaços culturais ou equipamentos públicos de cultura, mas sim de territórios culturais na perspectiva da educação patrimonial – identidade, memória e pertencimento de um lugar/território!

Resumo: O lugar pode ser compreendido como uma construção social, fundamentado nas relações espaciais diretas, no cotidiano e na articulação entre a cooperação e o conflito.

O espaço territorial de um país é chamado de território nacional.

O território do Brasil ocupa uma área de 8 514 876 km². Em virtude de sua extensão territorial, o Brasil é considerado um país continental por ocupar grande parte da América do Sul. O país se encontra em quinto lugar em tamanho de território.

A palavra território refere-se a uma área delimitada sob a posse de um animal, de uma pessoa (ou grupo de pessoas), de uma organização ou de uma instituição.