O que é um tecido necrosado?

Perguntado por: aveiga . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.6 / 5 14 votos

O que é necrose? Necrose indica morte celular ou de tecidos no organismo. Sabe-se que o processo de necrose envolve também o processo inflamatório no local. Várias são as causas de necrose, entre elas, diminuição do aporte de sangue ou falta de oxigenação com a presença de toxinas e enzimas que levam à morte celular.

→ Como é um tecido necrosado? Como o que foi dito anteriormente, o tecido necrosado não é apenas aquele que apresenta células mortas, mas sim o que teve morte celular seguida de processos de degradação enzimática dessas células.

Primordialmente, o tecido necrosado se comporta como um corpo estranho. Dessa forma, o local inflama na tentativa de eliminar a área necrosada. A eliminação pode ocorrer por absorção, drenagem, cicatrização, calcificação, encistamento ou sequestro.

Necrose de tecidos pós cirurgias
Quando a necrose está relacionada ao ato iatrogênico, ela acontece até 12 horas após o procedimento, pois a vascularização do tecido é interrompida devido a lesão iatrogênica do vaso, não suprindo o tecido desejado.

O tratamento da fasciite necrosante consiste na remoção do tecido morto e administração de antibióticos por via intravenosa. Frequentemente, devem ser extraídas grandes quantidades de pele, tecido e músculos e, em alguns casos, é necessário amputar um braço ou uma perna afetada.

O espectro de cores indicativo de necrose é:

  1. branco/opaco – traduzido pela palidez ou opacidade da mucosa e da pele, decorrente de eventos isquêmicos;
  2. vermelho escuro/azulado/roxo/negro – escurecimento, em caso de necrose hemorrágica;
  3. amarelo/marrom – típico da supuração, na necrose liquefativa.

A reversão usual no caso de princípio de necrose é o uso da hialuronidase, feita pelo profissional que executou a harmonização, logo após os primeiros sinais de isquemia local. A hialuronidase dissolve o preenchedor, revertendo assim a obstrução dos vasos, devolvendo a circulação sanguínea para a área.

Necrose indica morte celular ou de tecidos no organismo. Sabe-se que o processo de necrose envolve também o processo inflamatório no local. Várias são as causas de necrose, entre elas, diminuição do aporte de sangue ou falta de oxigenação com a presença de toxinas e enzimas que levam à morte celular.

Conheça os Tipos de Necrose

  • Necrose de Coagulação. ...
  • Necrose de Liquefação. ...
  • Necrose Gangrenosa. ...
  • Necrose Caseosa. ...
  • Necrose Gordurosa. ...
  • Necrose Fibrinóide.

Necrose consiste na morte de um tecido que compõem um organismo vivo, ocasionada de maneira geral quando ocorre a falta de circulação sanguínea na região afetada. Cirurgias onde tem um maior descolamento de tecido pode danificar parte do que foi descolado.