O que é um protagonista passivo?

Perguntado por: icruz . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Quanto ao protagonista passivo, característico nesse tipo de narrativa, geralmente é o tipo de personagem que luta mais com os conflitos internos do que externos. É o tipo de personagem que deixa as coisas acontecer ao invés de fazê-las acontecer. Apenas reage diante o seu mundo e às pessoas ao redor.

O protagonista pode ser do tipo herói (quando ele possui características superiores às de seu grupo, destacando-se positivamente) ou do tipo anti-herói (quando possui características iguais ou inferiores às de seu grupo, sendo marcado pelas qualidades negativas).

Protagonistas e antagonistas Um texto ficcional apresenta, geralmente, personagens principais e personagens secundárias. A personagem principal é protagonista da história. Se houver uma personagem que se opõe à personagem principal, um vilão, por exemplo, recebe o nome de antagonista.

Protagonista é o personagem ou o indivíduo que possui o papel de maior destaque nas obras em que é possível construir uma trama, como filmes, livros, peças teatrais, etc. Trata-se, então, de um elemento da história narrativa, que ganha importância e protagonismo pelas ações realizadas por ele, para ele ou sobre ele.

O protagonista é o personagem com o maior objetivo/conflito/obstáculo no seu roteiro. A sua história, a sua jornada e o seu processo de transformação (ou não) são a estrutura principal de toda a trama. O protagonista comumente trás consigo o ponto de vista da história.

Os três pilares – contexto, propósito e experiência – são conhecidos como a Tríade do Protagonista, e de acordo com Carlos Busch, estão diretamente ligados ao sucesso das pessoas e empresas.

Coprotagonista é o segundo personagem mais importante da história. Ele possui relação próxima com o protagonista, ajudando-o a alcançar os seus objetivos. Além disso, ajuda a problematizar e enriquecer a história, permitindo que diversos aspectos do tema central sejam explorados.

Temos três tipos:

  • o protagonista - também conhecido como personagem principal; (o herói, por exemplo)
  • o antagonista - personagem contrário ao protagonista; (o vilão)
  • os personagens secundários - conhecidos como coadjuvantes, aqueles que não fazem parte da trama principal.

Os antagonistas impedem a ativação do receptor. Essa prevenção da ativação tem muitos efeitos. Antagonistas aumentam a função celular se bloquearem a ação de uma substância que normalmente diminui a função celular.

Coadjuvante é aquele que participa ajudando determinada pessoa na sua função. Também se refere ao ator ou atriz que atua num papel secundário, contracenando direta ou indiretamente com os protagonistas.

Ser protagonista da sua história significa ser um participante ativo da sua própria vida. Ou seja, é ser uma pessoa que expressa suas opiniões, faz suas escolhas e toma suas decisões. Para além de se destacar, ser protagonista é agir de forma consciente e responsável por cada passo do seu caminho.

Você já ouviu falar de protagonismo pessoal? Ser protagonista basicamente significa ter o controle da sua vida e ter consciência do seu poder de decisão. Ninguém nasce protagonista, pois isso é algo que se desenvolve.

Quando falamos de protagonismo, nos referimos ao jovem como personagem central da sua vida. Não é sobre ter uma posição de destaque ou se sobressair aos demais, mas se enxergar como o ator principal na construção do seu Projeto de Vida , buscando um papel ativo e colaborativo na família, escola e comunidade.

Geralmente, pessoas que não são protagonistas da própria vida não reagem com os eventos que acontecem à sua volta e não conseguem tomar iniciativa para controlar os acontecimentos.

O protagonista geralmente é o personagem principal de uma história, é aquela pessoa que se destaca, é inquieta, proativa e toma atitudes para mudar as coisas.