O que é um portfólio de projetos?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 3 votos

O que é portfólio de projetos? De acordo com o Guia PMBOK®, um portfólio de projetos é o conjunto de projetos, programas e subportfólios e operações gerenciadas em grupo para alcançar os objetivos estratégicos.

Como fazer um portfólio: passo a passo

  1. Escolha seu modelo de portfólio. Algumas empresas ou projetos podem escolher entre pedir o seu portfólio digital ou físico. ...
  2. Selecione projetos que valorizem o seu trabalho. ...
  3. Mantenha a organização. ...
  4. Inclua seus erros também. ...
  5. Coloque a mão na massa.

Um portfólio pode ser considerado como um arquivo em expansão dos trabalhos do estudante. Pode ser estruturado de acordo com a área de interesse, conhecimento, habilidades, temas e progressos diários.

Seu portfólio deve ser um projeto contínuo e dinâmico, devendo se modificar conforme sua carreira evolui. Com ele, você pode exibir seu talento criativo e seu nível profissional, além de divulgar seu trabalho e se destacar em processos seletivos.

Como fazer um excelente portfólio

  1. Defina seu objetivo. Tenha em mente qual é o objetivo do seu portfólio. ...
  2. Escolha os seus principais trabalhos. ...
  3. O portfólio de quem nunca trabalhou na área. ...
  4. Apresente a pessoa que está por trás dos projetos. ...
  5. Aposte na simplicidade. ...
  6. Facilite a leitura e a navegação.

O portfólio acadêmico é uma ferramenta pedagógica que consiste em uma listagem de trabalhos realizados por um estudante ou até trabalhos realizados no contexto profissional. Esta lista costuma estar organizada de forma cronológica e serve para demonstrar as competências adquiridas através de tarefas realizadas.

Projetos para incluir em um portfólio na área de dados
Um portfólio criado por alguém que quer carreira na área de dados deve consistir de 3 a 5 projetos que mostrem suas habilidades relevantes para o trabalho.

Um exemplo de estrutura a ser seguida para o portfólio acadêmico é obedecer ao roteiro que já lhe é familiar na faculdade. Como se fosse um trabalho acadêmico, você terá capa, folha de rosto, sumário, considerações iniciais, desenvolvimento (não esqueça de incluir datas), considerações finais e anexos.

No portfólio, devem entrar os melhores trabalhos que você já fez, aqueles que mostram mesmo o que você sabe e o que consegue criar. Esses projetos podem ser reais ou “fantasmas” (criados apenas para entrar na pasta e muito útil para quem ainda não tem experiência profissional).

Para o primeiro contato, recomendo um "portfólio amostra", geralmente com duas a cinco páginas. Assim como o currículo, ele é apenas uma passada rápida no seu trabalho e experiência.

Profissionais de diversas áreas podem montar um portfólio. Ainda assim, é comum que profissionais criativos percebam com mais facilidade seus benefícios. Imagine, por exemplo, um designer. É muito importante que este profissional tenha um modo de provar que sabe fazer o seu trabalho.