O que não fazer no storytelling?

Perguntado por: oalegria7 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.2 / 5 15 votos

Também é importante lembrar que nem todos têm o mesmo nível de especialização em seu assunto. Se possível, crie várias versões da mesma história para que as pessoas possam escolher a mais adequada para seu nível de conhecimento.

Esse tipo de prática acarreta em dois fatores negativos para a sua narrativa/storytelling e, consequentemente, para você ou para sua marca:

  • Diminui-se o refino do seu conteúdo, passando uma certa simploriedade da sua narrativa e da sua imagem. ...
  • O público não sentir confiança no que você está expondo a respeito de si.

1. Não é expressão de fatos consecutivos sem conexão entre si. Por mais articulado que seja o autor ao contar uma história sem sentido, para ser considerada Storytelling, a narrativa deve ter uma trama que se conecta e é revelada ao longo da história, fazendo sentido para o público.

Dicas de como fazer um Storytelling relevante

  1. Combine emoção e estratégia. ...
  2. Storytelling e o significado profundo das coisas. ...
  3. Chame o público para a ação. ...
  4. Crie uma narrativa empática. ...
  5. Storytelling bom é o que tem verdade.

Estudos científicos indicam que o storytelling ativa diversas áreas do cérebro, incluindo o córtex pré-frontal, responsável pelo pensamento analítico e tomada de decisões, e o sistema límbico, relacionado às emoções e memória.

A capacidade de relatar acontecimentos com empatia e que retenham interesse faz com que os interlocutores sintam emoção e se identifiquem com a história, aumentando o interesse por ela, a retenção dos detalhes e a possibilidade de persuasão.

Entendendo a tríade que compõem o Storytelling
Conteúdo Narrativo: parte mais conhecida e explorada do Storytelling, é o que dá vida à técnica; Fluidez: para uma história ser consistente, ela precisa ser contínua. Não busca ser interruptiva, mas sim criar experiências e momentos que aproximam suas audiências.

Você sabe o que é Storytelling?

  • 1- Introdução.
  • 2- Conflito.
  • 3- A recusa do chamado.
  • 4- A ajuda necessária.
  • 5- A superação.
  • 6- A grande virada.
  • 7- Conclusão da trama.

Ainda assim, é importante entender como os quatro elementos do storytelling se relacionam para que a narrativa final consiga alcançar bons resultados. São eles: mensagem, ambiente, personagem e conflito.

O storytelling, de acordo com a professora tutora da Universidade Tiradentes (Unit), Romy Barros é uma metodologia ativa que visa à resolução de problemas associados à prática profissional através da narração de uma história.

É comum separarmos o storytelling em duas partes: story: a história e a mensagem a serem transmitidas; telling: a forma como essa mensagem é apresentada.