O que é storytelling e copywriting?

Perguntado por: ndinis . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 15 votos

Se storytelling é pintar um quadro com as palavras, copywriting é vender com as palavras. É seduzir. A intenção clara do copywriting é levar à ação. O copywriter tem de, de acordo com o objetivo de marketing, saber como apelar ao público alvo, de modo a que este complete a ação desejada.

O que é storytelling
Storytelling é a habilidade de contar histórias utilizando recursos audiovisuais, além das palavras. A técnica ajuda a promover seu negócio e vender seus serviços de forma indireta, com caráter persuasivo. O storytelling é utilizado com frequência na TV, no marketing e na publicidade.

No contexto do marketing digital e da publicidade, o storytelling consiste em contar histórias para criar conexões emocionais entre as marcas e os consumidores por meio, por exemplo, de anúncios no Google com narrativas que despertam sentimentos e emoções e que favorecem a venda de um produto ou serviço.

Storytelling é a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias utilizando elementos específicos — personagem, ambiente, conflito e uma mensagem — em eventos com começo, meio e fim, para transmitir uma mensagem de forma inesquecível ao conectar-se com o leitor no nível emocional.

Dicas de como fazer um Storytelling relevante

  1. Combine emoção e estratégia. ...
  2. Storytelling e o significado profundo das coisas. ...
  3. Chame o público para a ação. ...
  4. Crie uma narrativa empática. ...
  5. Storytelling bom é o que tem verdade.

Você sabe o que é Storytelling?

  • 1- Introdução.
  • 2- Conflito.
  • 3- A recusa do chamado.
  • 4- A ajuda necessária.
  • 5- A superação.
  • 6- A grande virada.
  • 7- Conclusão da trama.

O storytelling é uma ferramenta muito utilizada nas técnicas de marketing e branding para empresas. As histórias são parte integrante de todas as sociedades, pois despertam a curiosidade e prendem a atenção das crianças, fazem filmes de sucesso de bilheteria e podem ou não convencer alguém de alguma coisa.

De acordo com Rock Content, comunidade especializada em criação de conteúdo, os elementos principais do Storytelling são: Mensagem, ambiente, personagem e conflito. E isso vale para todo tipo de história – como comerciais, filmes, séries – não necessariamente um livro.

E o storytelling pode ser aplicado no marketing nos mais variados formatos, incluindo;

  • Anúncios publicitários.
  • Histórias em vídeo.
  • Publicações em redes sociais.
  • Textos de blog.

No mundo dos negócios, o storytelling pode ser utilizado para criar apresentações de ppt, conteúdos de redes sociais, campanhas publicitárias, apresentações internas e muito mais. Esse modelo de narrativa serve, inclusive, como solução para a apresentação de dados e relatórios massantes.