Qual a diferença entre gestor de redes sociais e social media?

Perguntado por: lsantos . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 9 votos

O gestor de mídias sociais, também chamado de gerente, é o profissional que trabalha na área. Já o gerenciador de redes sociais é a ferramenta de gestão que auxilia o profissional a realizar ações relacionadas às mídias sociais.

Organiza as diversas ações de marketing e relacionamento associadas às redes sociais e diversas mídias. Faz compensações e interações que ocorrem através das mídias sociais que podem envolver tanto os eventos de divulgação quanto às questões de relacionamento entre a empresa e seus clientes.

Não confunda gestor de tráfego com a equipe de criação ou o social media. O gestor fará a parte mais técnica e estratégica, otimizando os anúncios nas plataformas. A equipe de criação ou o social media é quem montará a arte e o texto dos anúncios.

A melhor opção vai depender do seu perfil profissional, ambas as profissões estão sendo cada vez mais requisitadas e podem se complementar. A profissão de gestor de tráfego é mais escalável, tendo a possibilidade de se obter maiores ganhos com menos clientes e investindo menos tempo em cada um deles.

Social Media é o cargo de todo profissional que fica responsável pela gestão dos perfis de redes sociais, lidando com a atualização e geração de conteúdo para atrair seguidores em páginas de empresas, marcas ou personalidades.

Segundo o site Vagas, o salário médio desse profissional como CLT está em R$ 3.112. O valor mínimo informado na plataforma foi de R$ 1.953 e o maior R$ 4.769. Se preferir contratar pela modalidade freelancer, o gestor de redes sociais pode cobrar um preço mínimo de R$ 500 por rede social.

R$ 3.112,00

No cargo de Gestor de Mídias Sociais se inicia ganhando R$ 1.953,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 4.769,00. A média salarial para Gestor de Mídias Sociais no Brasil é de R$ 3.112,00. A formação mais comum é de Graduação em Comunicação Social.

Qual a media de valor de um social media? A partir do estudo, podemos concluir que o Social Media cobra, variando pelo nível experiência, de R$500,00 e R$3.000,00 para o planejamento estratégico, criação, publicação e análise de um volume de 12 posts/mês.

Além dos graduados em Marketing, é comum que profissionais de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas se especializem em marketing digital para atuar nesse setor.

Para o ingresso nessa carreira, é fundamental que o profissional conte com graduação em Marketing, compreendendo as questões que englobam a gestão de tráfego e mídias.

A boa experiência de navegação do usuário é o foco de quem quer trabalhar em uma das profissões mais promissoras do marketing digital – o UX Designer. A média salarial para UX Designer no Brasil é de R$5.999,00.

A Gestão de Tráfego, também conhecida como Gestão de Mídia Paga, é uma posição difícil de se preencher nas empresas pela falta de profissionais qualificados.

Para adquirir as habilidades e competências de um social media de sucesso, é preciso que os interessados tenham formação em cursos da área de Comunicação, como Marketing, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, entre outros relacionados, ou tenha especialização na área de Marketing Digital.

Social media é o termo usado para se referir ao profissional do marketing digital que atua no gerenciamento de redes sociais.

Principais tipos de social media
Elas podem ser do tipo: microblog: consiste no compartilhamento de mensagens rápidas; redes sociais de conteúdo: focam o compartilhamento de informações, como textos, imagens, vídeos, lives e mais; redes sociais: são voltadas para o relacionamento.

R$3.000

Um social media geralmente cobra entre R$500 a R$3.000 por mês a depender de sua experiência e do trabalho a ser feito. Portanto, um social media iniciante não cobra menos do que R$500 por mês.