O que faz um social media iniciante?

Perguntado por: igonzaga . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 11 votos

O Social Media, ou Analista de Redes Sociais, é o profissional responsável pela gestão dos perfis de uma empresa nas redes sociais. Essa função vai além da criação e publicação de conteúdo online, abrangendo o desenvolvimento de uma boa estratégia, o que exige pesquisa, análise de mercado e atualização constante.

Social Media é o cargo de todo profissional que fica responsável pela gestão dos perfis de redes sociais, lidando com a atualização e geração de conteúdo para atrair seguidores em páginas de empresas, marcas ou personalidades.

O salário inicial é de cerca de R$ 1 mil e pode evoluir para quase R$ 3 mil, a depender da senioridade da função. Como a profissão de analista de redes sociais é recente no mundo inteiro, ainda não há um teto salarial regulamentado, nem uma padronização no Brasil.

Para adquirir as habilidades e competências de um social media de sucesso, é preciso que os interessados tenham formação em cursos da área de Comunicação, como Marketing, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, entre outros relacionados, ou tenha especialização na área de Marketing Digital.

O que precisa estudar para ser um social media?

  1. Aprender habilidades de marketing voltadas para redes sociais;
  2. Estabelecer uma presença nas mídias sociais;
  3. Expandir a sua rede profissional.

O Social Media é um profissional que desenvolve na agência atividades direcionadas às redes sociais. Como por exemplo: planejamento de estratégias de marketing, criação de conteúdo, interação com o público, análise de resultados e acompanhamento de métricas.

A resposta para esta pergunta é: depente! Um gestor de redes sociais pode trabalhar em média de 6 a 8 horas por dia sendo contratado por uma agência ou de 8 a 12 horas por dia como freelancer.

Em média, de acordo com uma pesquisa realizada pela Hopper HQ em 2021, o valor pago por postagem de um influenciador no Instagram é de aproximadamente US$ 1.200 para contas com menos de 10.000 seguidores, US$ 3.000 para contas com 10.000 a 50.000 seguidores, e US$ 12.000 para contas com mais de 100.000 seguidores.

Em geral, você pode esperar cobrar algo entre R$500 a R$1300 por mês. Existem alguns tipos diferentes de planos de gestão no Instagram, e cada uma terá um preço diferente.

O valor cobrado vai depender de quantos posts você publica no dia, se os posts incluirão texto e arte, se você tem que responder DMs, entre outros fatores. Um gestor de Instagram geralmente cobra entre R$500 a R$4000 por mês a depender de sua experiência e do trabalho a ser feito.

1. Ter um presença constante nas mídias sociais

  • Fazendo postagens com cases dos seus clientes.
  • Compartilhar dicas e estratégias que possam ajudar empresas.
  • Gravar vídeos falando sobre a sua área de negócio.
  • Escrever pequenos textos sobre a sua área de atuação.
  • Publicar as principais atualizações das mídias onde você atua.
  1. Foque no relacionamento. Investir no relacionamento é muito importante para atrair novos seguidores para a sua rede social e mantê-los. ...
  2. Promova o engajamento dos usuários. ...
  3. Use imagens de qualidade. ...
  4. Interaja sempre. ...
  5. Estude as necessidades do seu público.

4 dicas para quem quer trabalhar com redes sociais

  1. Domine a linguagem digital. ...
  2. Crie um portfólio. ...
  3. Desenvolva sua capacidade analítica. ...
  4. Aprender a usar ferramentas digitais.

Tráfego pago: o guia completo de Neil Patel. O tráfego pago é a estratégia de investir em anúncios publicitários na internet por meio de plataformas para atrair visitantes até um site, loja ou landing page. Pode ser cobrado do anunciante por clique (CPC) ou impressões, por exemplo.

R$98,02

Este Social Media curso tem uma carga horária de 20h, custa R$98,02 e oferece certificado mediante aproveitamento de 70% no teste final.