Qual a origem do storytelling?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.3 / 5 17 votos

O termo storytelling é recente, no universo da administração e do marketing (últimos 20 anos) como ferramenta estratégica, mas sua utilização nasceu entre 30 e 100 mil anos atrás, quando se acredita que o homem desenvolveu a linguagem.

Como surgiu o storytelling? O storytelling se tornou uma ferramenta de comunicação digital no início dos anos 90. A ideia de emocionar pessoas e contar histórias relevantes, como já acontecia na indústria cultural, surgiu como uma necessidade mais urgente com as ferramentas digitais.

Storytelling é a habilidade de contar histórias utilizando enredo elaborado, narrativa envolvente, e recursos audiovisuais. A técnica, cujo caráter é persuasivo, ajuda a promover o seu negócio e a vender seus serviços de forma indireta. Pode ser aplicada na produção de conteúdo, em vendas e em consultorias.

O ato de contar histórias acompanha a humanidade desde os primórdios. Os homens das cavernas já narravam os acontecimentos do seu cotidiano, como demonstram as inscrições rupestres.

5 tipos e exemplos de storytelling para serem colocados em prática

  • Jornada de herói/heroína. O storytelling do tipo jornada de herói/heroína é uma técnica muito popular no marketing atualmente. ...
  • Brand storytelling. ...
  • Storytelling pessoal. ...
  • Storytelling visual. ...
  • Storytelling interativo.

Robert McKee

Robert McKee é o pai do Storytelling.

Um dos principais benefícios do storytelling é que ele cria interesse entre as pessoas. Boas histórias fornecem significado e estabelecem conexões emocionais. As pessoas são capazes de se relacionar com algo porque se sentem emocionalmente envolvidas.

Quais são os principais elementos do storytelling?

  1. Mensagem. É comum separarmos o storytelling em duas partes: ...
  2. Ambiente. Simplesmente porque os eventos precisam acontecer em algum lugar, tê-lo bem descrito facilita que o público embarque na jornada.
  3. Personagem. ...
  4. Conflito.

Fora da literatura, o storytelling pode ser aplicado em estratégias de marketing, campanhas publicitárias, apresentações, palestras, entre outras situações do mundo corporativo e acadêmico.

Para a utilização do storytelling, é preciso conhecer o público-alvo para que a narrativa seja assertiva. Emissor e receptor precisam estar conectados, compartilhando ideias e experiências em comum. Durante a narrativa, o ouvinte precisa estar integrado na história, com suas experiências ou emoções.

O narrador personagem está presente na história como personagem e narra os acontecimentos em primeira pessoa. Ele, portanto, participa da ação e seu conhecimento das coisas se limita ao que vê e sabe sobre os outros personagens.