O que é turnover voluntário?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 18 votos

O turnover voluntário é o desligamento que ocorre quando o colaborador pede demissão por conta própria – ele pode ter recebido uma oferta mais atraente de outra empresa ou estar insatisfeito com o estresse e a falta de valorização do emprego atual.

Turnover – ou rotatividade de funcionários, pode ocorrer de duas formas distintas: voluntariamente e involuntariamente. Como vimos anteriormente, turnover voluntário ocorre quando os colaboradores deixam a empresa por decisão própria.

Soma-se o número de admissões e o número de desligamentos, os divide por 2, e o resultado divide-se pelo número total de funcionários da empresa.

Em relação ao turnover voluntário, existe a distinção entre turnover funcional e disfuncional.

Para calcular turnover é preciso considerar os desligamentos e as entradas de pessoas na empresa no período. O cálculo do turnover é bem simples: é necessário somar o número de admissões e o número de desligamentos, depois basta dividir por 2 e dividir ainda pelo número total de funcionários dentro da sua empresa.

Turnover: o que é, como calcular e qual o impacto da rotatividade na empresa. Em Recursos Humanos, o turnover ou rotatividade de pessoal é o nome dado ao fluxo de entradas e saídas de funcionários em uma empresa. Esse índice é calculado a partir da relação entre o desligamento e a admissão de novos colaboradores.

Especialistas da área de gestão recomendam que a empresa trabalhe com uma taxa de turnover entre 5% e 10% ao ano. Acima disso poderá trazer sérios problemas financeiros à empresa. Mas é preciso considerar as diferenças e as características de cada mercado de trabalho.

A taxa ideal do índice de turnover pode variar de acordo com o segmento de cada empresa e sua estratégia de gestão de pessoas, mas é importante que o percentual esteja abaixo de 10% ao ano. No Brasil a taxa de turnover das empresas gira em torno de 40%, o que sinaliza um grande problema.

Turnover é o indicador que mede a rotatividade dos trabalhadores nas empresas em um determinado período de tempo, seja por quais forem os motivos: demissão voluntária, saída para outras empresas ou aprovação em concurso público, entre outros.

Turnover é um indicador que mensura a quantidade de funcionários que deixam a empresa durante determinado período, que geralmente é de um ano (12 meses). Ou seja, é a taxa de rotatividade de colaboradores. Ele calcula o fluxo de novas contratações e desligamentos.

Dentro do turnover disfuncional, há dois outros tipos, que são o evitável e o inevitável. O evitável se trata de situações nas quais a empresa poderia atuar ativamente para impedir o desligamento dos colaboradores. Por exemplo, estabelecendo melhores planos de carreira ou oferecendo benefícios, para que eles fiquem.

Falta de Feedback está entre as maiores causas do turnover
Assim, não dar feedback contínuo ao funcionário é o mesmo que vendar seus olhos e pedir para que ache um caminho. Profissionais que se sentem perdidos, tendem a procurar outros lugares para se encontrarem.