O que é TSH?

Perguntado por: acorte7 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 18 votos

O hormônio estimulante da tireoide ou hormona estimulante da tiroide }, tirotrofina, tiroestimulina, ou simplesmente TSH é um hormônio que induz a maior ou menor atividade da tireoide. O TSH é liberado pela adenoipófise e age nas células produtoras dos hormônios tireoidianos, tiroxina e triiodotironina.

Exame de TSH: serve para avaliar a tireoide no sangue e analisar o hormônio que possa estar em excesso causando o hipertireoidismo ou hipotireoidismo. É o exame inicial para investigação de doenças que acometem a tireoide. Exame de T4: serve para avaliar a quantidade de T4 total e T4 livre.

Ai que cansaço
O cansaço também pode estar relacionado ao TSH, afinal, o hormônio tem como objetivo estimular o funcionamento da glândula e a produção de T3 e T4. Quando o organismo está sofrendo com cansaço, esse pode ser um dos sintomas de irregularidade na tireoide.

TSH Alto. O TSH com valores elevados pode indicar o funcionamento desregulado da hipófise e a queda na produção de hormônios tireoidianos. Neste caso, o exame deve apresentar valores acima de 5,60 UI/mL, podendo sugerir hipotireoidismo. Essa patologia é caracterizada pela produção insuficiente de de hormônios T3 e T4.

O hipertireoidismo acontece quando a tireoide funciona de forma mais rápida do que o normal, produzindo os hormônios de forma excessiva. Se não tratado, o hipertireoidismo pode levar ao desenvolvimento de outros problemas de saúde, como a osteoporose e a insuficiência cardíaca congestiva.

Dosagem do TSH
É o principal exame para o diagnóstico do hipotireoidismo e hipertireoidismo. Os valores normais de referência diferem de acordo a faixa etária e presença ou não de gestação. Não necessariamente um TSH alterado reflete a presença de doença da tireoide.

Para identificar alterações na tireóide é necessário fazer o exame de TSH e o T4 livre, os dois são exames de sangue que medem a quantidade de hormônios na corrente sanguínea.

Em adultos, na maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por uma inflamação denominada Tireoidite de Hashimoto, podendo, também, ser provocada pela falta ou pelo excesso de iodo na dieta.

Conheça alimentos que ajudam a regular a tireoide

  1. Sal iodado ou marinho. O iodo é o principal elemento que atua na produção de hormônios da tireoide, sendo essencial para essa função. ...
  2. Castanha-do-pará ...
  3. Peixes e algas marinhas. ...
  4. Abacate e sementes de chia e linhaça. ...
  5. Leite e derivados.

A levotiroxina é indicada nos casos de hipotireoidismo franco, ou seja, com níveis de TSH acima e de T4-livre abaixo dos valores de referência (normalidade). Está indicado ainda em alguns casos específicos de hipotireoidismo subclínico, ou seja, quando o nível de TSH está elevado mas o de T4-livre está ainda normal.

No decorrer do tempo, quantidades muito altas de hormônios da tireoide podem causar a perda da massa óssea e arritmias cardíacas. Doses bem baixas podem não fazer o efeito esperado. Por esse motivo, é essencial consultar seu médico.