O que é traqueostomia?
Traqueostomia é uma palavra com étimo grego, em que o sufixo ostomia deriva da palavra grega ″stoma", que significa ″boca″; consiste num procedimento cirúrgico, no qual é efectuada uma secção de toda a ...
O que leva a pessoa fazer uma traqueostomia
Sendo assim, ela é feita quando, por algum motivo, a pessoa não pode respirar de forma natural, pelas vias aéreas superiores. A traqueostomia também é indicada quando o paciente precisa de uma intubação orotraqueal prolongada.
Qual a diferença de intubação e traqueostomia
Na entubação com o TOT, o tubo é inserido dentro da traqueia do paciente através da via oral ou nasal. Já na entubação com tubo de traqueostomia, a inserção da cânula é realizada através de procedimento cirúrgico na região da traqueia.
Quanto tempo o paciente pode ficar com a traqueostomia
Nos casos reversíveis, em quanto tempo é possível retirar a traqueostomia? Quando o paciente é capaz de voltar a respirar saudavelmente a traqueostomia pode ser retirada. Quando necessária a realização da decanulação, o tempo de recuperação pode variar entre 5 e 30 dias.
Quem faz traqueostomia pode voltar a falar
Gradualmente, é possível recuperar a fala. Para que o organismo se acostume, a retirada da cânula, conhecida como decanulação, é feita gradualmente. Trocando os canos maiores por outros menores, até que seja possível reverter completamente a cirurgia. Aí a área cicatriza e em poucos dias o paciente já volta a falar.
Quem faz traqueostomia fica sedado
A traqueostomia é realizada a partir de uma incisão na parte anterior do pescoço, sob anestesia local com sedação ou geral.
É possível viver com traqueostomia
Cuidando bem, é possível viver de forma saudável com a Traqueostomia.
Quem faz traqueostomia fica na UTI
Após uma traqueostomia, o ar entra diretamente na traqueia, eliminando as etapas anteriores. Ademais, esta cirurgia é realizada no centro cirúrgico ou na própria Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), com aplicação de anestesia geral.
Quais são os riscos de uma traqueostomia
As principais complicações da traqueostomia são: hemorragia, pneumotórax, enfisema cirúrgico, infecção local, deslocamento da cânula traqueal (devido ao ato cirúrgico ou posicionamento do circuito do ventilador mecânico), extremidade da cânula bloqueada, caso esteja pressionada contra a carina ou a parede traqueal, ...
Quem tem traqueostomia pode comer pela boca
Como você pode ver, pacientes que passam pela traqueostomia podem comer normalmente enquanto estiverem com a cânula.