O que é transtorno alimentar?

Perguntado por: darruda . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 11 votos

Os transtornos alimentares são condições graves relacionadas a comportamentos alimentares persistentes que afetam negativamente sua saúde, suas emoções e sua capacidade de funcionar em áreas importantes da vida.

O que é um transtorno alimentar? Transtornos alimentares descrevem doenças que são caracterizadas por hábitos alimentares irregulares e sofrimento grave ou preocupação com o peso ou a forma do corpo.

O transtorno alimentar tem fundo essencialmente emocional. Então, é perceptível que as pessoas que têm a doença mostrem comportamentos de compulsão. É possível diagnosticar pelas seguintes sintomas: comer rápido demais, alimentar-se até passar mal ou até fazer as refeições sozinho, por vergonha.

Entre as consequências dos transtornos alimentares estão a obesidade, a desnutrição e, em casos mais graves, o óbito. São várias as razões sociais, psicológicas e biológicas que levam alguém a desenvolver comportamentos alimentares disfuncionais.

Como evitar transtornos alimentares
Alimentação saudável e equilibrada: não é preciso seguir uma dieta tão rígida ou excludente, mas procure combinar sempre proteínas, vitaminas, e minerais no seu prato. . Tenha autoestima: aprenda a aceitar e cuidar do seu corpo como ele é.

O tratamento dos transtornos alimentares é sempre multidisciplinar e deve englobar, no mínimo, médico psiquiatra, psicólogo e nutricionista.

Pressão sanguínea baixa; Perda muscular e fraqueza; Desidratação; Dificuldade de concentração.

A anorexia nervosa e a bulimia apresentam grande incidência entre os jovens. As mulheres são as mais acometidas por esses distúrbios, sendo a anorexia a de maior incidência no público de 12 a 17 anos e a bulimia se mostrando mais presente no início da vida adulta.

Os transtornos são condições de ordem psicológica e/ou mental que geram comprometimento na vida normal de uma pessoa. Essas alterações mentais são tratadas, geralmente, por psicólogos e psiquiatras e têm aumentado na atualidade devido a situações do dia a dia, como o estresse.

A fome emocional é caracterizada pela ausência de sintomas físicos de fome e é desencadeada por algum aspecto emocional, como raiva, tristeza, angústia, ansiedade entre outros. Portanto, a fome emocional não tem relação com as nossas necessidades fisiológicas, mas sim com nosso estado mental e emocional.

Ao lado de anorexia e bulimia, a compulsão alimentar faz parte da tríade clássica dos transtornos alimentares. Nela, a questão é o exagero mesmo: a pessoa devora uma quantidade enorme de comida.

TRANSTORNO: é uma perturbação de ordem psicológica e/ou mental que causa incômodo na pessoa devido a falha de estimulação na região frontal do cérebro; DISTÚRBIO: é uma disfunção do Sistema Nervoso Central no cérebro que causa desequilíbrio patológico por alguma alteração violenta de ordem natural.