O que é texto dissertativo?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 19 votos

Dissertação é um gênero textual que designa uma modalidade de redação ou composição, escrita em prosa ou apresentada de forma oral, sobre um tema sobre o qual se devem apresentar e discutir argumentos, provas, exemplos etc.

Texto dissertativo é um formato de escrita que busca defender uma ideia central a partir da argumentação, valendo-se, portanto, de opiniões e provas, como dados, levantamentos, estatísticas, fatos, exemplos e quaisquer outros elementos que sejam capazes de sustentar a tese apresentada.

Como fazer um bom texto dissertativo
estudar os possíveis argumentos e informações mais adequados para o seu texto; elaborar um projeto textual com tema, tese, argumentos e informações a serem utilizadas; conhecer a estrutura organizacional do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão).

Confira abaixo as principais características de um texto dissertativo.

  • Apresentar um ponto de vista ou opinião do autor.
  • Realizar uma análise crítica.
  • Apresentar argumentos, fatos e/ou dados para justificar e/ou defender ideias.

Existem dois tipos de dissertação: a Dissertação Argumentativa e a Dissertação Expositiva.

  1. Texto Dissertativo-Argumentativo. Nessa modalidade, a intenção é persuadir o leitor, convencê-lo de sua tese (ideia central) a partir de coerente argumentação, exemplos, fatos. ...
  2. Texto Dissertativo Expositivo.

Estrutura de um texto dissertativo
Um bom texto dissertativo é construído com três elementos principais: introdução, desenvolvimento e conclusão. Essa estrutura contribui para a organização das ideias e distribui as informações ao longo da redação.

Você deve escrever o seu texto em no máximo 30 linhas e no mínimo 8, para não ser eliminado. Porém, é praticamente impossível passar por todas etapas do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão) com uma redação tão pequena!

Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.

Trata-se de um gênero textual em que o autor defende seu ponto de vista sobre determinado assunto a partir de seus argumentos e conhecimentos acerca do tema. Em outras palavras, é escrever seguindo suas convicções, explicando os porquês de você pensar daquela forma.

A linguagem neste tipo de texto é denotativa, isto é, preocupada com a informação. Deve ser uma linguagem impessoal e objetiva, com emprego da forma culta e formal da língua. Isto não significa que não se pode usar recursos poéticos, históricos e recursos linguísticos.

Sobre o texto dissertativo, é correto afirmar que: a) Trata-se de um tipo de texto que descreve com palavras o que se viu e se observou. Tipo textual desprovido de ação, em que o ser, o objeto ou o ambiente são mais importantes. Valorização do substantivo e do adjetivo, que ocupam lugar de destaque na frase.

Os 5 elementos da proposta de intervenção

  1. Ação: o que será feito? ...
  2. Agente: quem fará? ...
  3. Modo/meio: como será feito? ...
  4. Finalidade: qual o efeito da ação no problema? ...
  5. Detalhamento: quais são os detalhes importantes para essa ação dar certo?

O último parágrafo do texto dissertativo-argumentativo pode ser feito de duas maneiras: em forma de síntese ou com proposta de solução. No caso da síntese, o autor deve resumir os argumentos e repetir sua tese, concluindo o raciocínio construído desde a introdução.

Como iniciar uma conclusão

  1. Conclui-se.
  2. Diante disso.
  3. Em síntese.
  4. Logo.
  5. Portanto.
  6. Por conseguinte.
  7. Por isso.
  8. Em virtude de.

É fundamental que o texto seja dividido em três partes principais: introdução, desenvolvimento e conclusão.

A dissertação é um tipo textual que se organiza no intuito de apresentar ou argumentar sobre determinado tema. Para isso, o texto se estrutura em introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada parte apresenta diferentes assuntos, dados e ideias, que contribuem para a compreensão geral do texto.