O que é tétano?
É uma doença infecciosa grave, não contagiosa, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium tetani.
O que acontece se a pessoa pega tétano
Assim, pode contaminar as pessoas que tenham lesões na pele – feridas, arranhaduras, cortes etc. A toxina produzida pela bactéria ataca, principalmente, o sistema nervoso central. Se o tétano não for tratado corretamente, pode matar.
Como se manifesta o tétano
Quais são os sintomas do tétano?
- Alterações neurológicas;
- Espasmos musculares no rosto, pescoço, maxilar e abdômen;
- Dor nas costas, braços e pernas;
- Dificuldade para abrir a boca;
- Insuficiência respiratória.
Porque ferrugem causa tétano
É provável que ao se cortar com um objeto enferrujado você leve ao ferimento uma bactéria chamada Clostridium tetani, causadora do tétano. Devido a isso, é necessário estar com todas as doses da vacina em dia, inclusive o reforço que deve ser tomado a cada dez anos.
Quais são os tipos de tétano
O tétano pode ser classificado em dois tipos: acidental e neonatal. O tétano acidental ocorre devido à contaminação de ferimentos, geralmente por esporos presentes no ambiente, como solo e superfícies de objetos metálicos.
É possível sobreviver ao tétano
Sem tratamento, uma em cada quatro pessoas infectadas com tétano morrem. A taxa de mortalidade de recém-nascidos com tétano não tratado é ainda maior.
Que tipo de ferimento causa tétano
Ocorre pela introdução dos esporos da bactéria em ferimentos externos, geralmente perfurantes, contaminados com terra, poeira, fezes de animais ou humanas.
Onde têm ferrugem tem tétano
Qualquer objeto pode provocar a doença, desde que esteja contaminado. Entretanto, muitas pessoas associam a doença a objetos enferrujados, pois eles ficam muito tempo expostos e, portanto, mais sujeitos ao contato com o bacilo tetânico.
Quando se corta tem que tomar antitetânica
Após um ferimento
As pessoas que têm feridas podem receber uma dose da vacina contra o tétano para impedir o desenvolvimento da doença.
O que acontece se furar o pé com prego
E como já referido, quanto mais profundo na pele, menor é a quantidade de oxigênio presente. Portanto, ferir-se com um prego no solo, esteja ele enferrujado ou não, oferece um grande risco de contaminação pelo tétano.
Porque o tétano não tem cura
O tétano não tem cura e seu tratamento é feito por meio da limpeza e dos cuidados da ferida por onde a bactéria entrou no organismo, além do uso de medicamentos que aliviam as contraturas e os espasmos musculares característicos da doença.
Onde se pega tétano
O Tétano acidental é uma infecção causada por bactéria (clostridium tetani)encontrada na natureza e não é contagiosa. A principal forma de prevenção é por meio da vacina pentavalente. A bactéria causadora do tétano acidental pode ser encontrada na pele, fezes, terra, galhos, plantas baixas, água suja, poeira.
Quando pisa no prego tem que tomar vacina
Mas a cena tem um ponto importante a ser corrigido: em vez de se preocupar com a ameaça de contágio da doença na hora que o prego entra no pé, é preciso se prevenir contra ela bem antes, tomando a vacina.