O que é tétano?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 14 votos

É uma doença infecciosa grave, não contagiosa, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium tetani.

Assim, pode contaminar as pessoas que tenham lesões na pele – feridas, arranhaduras, cortes etc. A toxina produzida pela bactéria ataca, principalmente, o sistema nervoso central. Se o tétano não for tratado corretamente, pode matar.

Quais são os sintomas do tétano?

  1. Alterações neurológicas;
  2. Espasmos musculares no rosto, pescoço, maxilar e abdômen;
  3. Dor nas costas, braços e pernas;
  4. Dificuldade para abrir a boca;
  5. Insuficiência respiratória.

É provável que ao se cortar com um objeto enferrujado você leve ao ferimento uma bactéria chamada Clostridium tetani, causadora do tétano. Devido a isso, é necessário estar com todas as doses da vacina em dia, inclusive o reforço que deve ser tomado a cada dez anos.

O tétano pode ser classificado em dois tipos: acidental e neonatal. O tétano acidental ocorre devido à contaminação de ferimentos, geralmente por esporos presentes no ambiente, como solo e superfícies de objetos metálicos.

Sem tratamento, uma em cada quatro pessoas infectadas com tétano morrem. A taxa de mortalidade de recém-nascidos com tétano não tratado é ainda maior.

Ocorre pela introdução dos esporos da bactéria em ferimentos externos, geralmente perfurantes, contaminados com terra, poeira, fezes de animais ou humanas.

Qualquer objeto pode provocar a doença, desde que esteja contaminado. Entretanto, muitas pessoas associam a doença a objetos enferrujados, pois eles ficam muito tempo expostos e, portanto, mais sujeitos ao contato com o bacilo tetânico.

Após um ferimento
As pessoas que têm feridas podem receber uma dose da vacina contra o tétano para impedir o desenvolvimento da doença.

E como já referido, quanto mais profundo na pele, menor é a quantidade de oxigênio presente. Portanto, ferir-se com um prego no solo, esteja ele enferrujado ou não, oferece um grande risco de contaminação pelo tétano.

O tétano não tem cura e seu tratamento é feito por meio da limpeza e dos cuidados da ferida por onde a bactéria entrou no organismo, além do uso de medicamentos que aliviam as contraturas e os espasmos musculares característicos da doença.

O Tétano acidental é uma infecção causada por bactéria (clostridium tetani)encontrada na natureza e não é contagiosa. A principal forma de prevenção é por meio da vacina pentavalente. A bactéria causadora do tétano acidental pode ser encontrada na pele, fezes, terra, galhos, plantas baixas, água suja, poeira.

Mas a cena tem um ponto importante a ser corrigido: em vez de se preocupar com a ameaça de contágio da doença na hora que o prego entra no pé, é preciso se prevenir contra ela bem antes, tomando a vacina.