O que é tese?

Perguntado por: uaguiar9 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Dissertação é uma modalidade de redação ou composição, escrita em prosa ou apresentada de forma oral, sobre um tema sobre o qual se devem apresentar e discutir argumentos, provas, exemplos etc.

A tese refere-se à ideia principal do texto, que vai conduzir toda a argumentação e refletir o que vai ser defendido nele. Ela deve ser explícita e apresentar um ponto de vista, ou seja, o posicionamento crítico do autor sobre determinado assunto, porém sem marcar sua opinião de forma pessoal.

A tese é a opinião ou a ideia que o autor tem sobre o tema proposto na redação. Ela é muito importante, porque é com base nela que a redação é escrita.

Tese” pode ser uma palavrinha assustadora para muitos estudantes. E não é à toa. Comuns em pesquisas científicas ou em trabalhos acadêmicos, as teses também são essenciais na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A tese nada mais é do que a ideia central da redação.

Em teoria; teoricamente: em tese, todo indivíduo é igual perante a lei. Etimologia (origem de em tese).

Existem diferentes tipos de tese de redação, como a tese de causa e consequência, que explora as relações de causa e efeito de um determinado fenômeno; a tese de comparação, que analisa semelhanças e diferenças entre diferentes aspectos; e a tese de argumentação, que defende um ponto de vista embasado em argumentos ...

Tema é o objeto do discurso, ou seja, um “assunto” específi- co que mobiliza conhecimentos de uma determinada área. TESE – O desenvolvimento de um tema a partir de uma ideia central, ou ponto de vista. A tese vem em forma de tópico frasal – uma declaração resumitiva do ponto de vista. problemas relacionados ao tema.

Uma tese consiste num trabalho datilografado, com extensão média variando entre cem e quatrocentas laudas, no qual o estudante aborda um problema relacionado com o ramo de estudos em que pretende formar-se. Segundo a lei italiana, ela é obrigatória.

Confira as opções:

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

A tese é a ideia principal da redação, que deve ser defendida ao decorrer do texto. Ela representa o ponto de vista do autor da redação e a sua opinião sobre o assunto em questão. Em textos dissertativos-argumentativos, ela é a essência da escrita, e por isso, deve sempre estar presente.

Posição em relação ao tema, a tese pode ser apresentada no parágrafo introdutório do texto dissertativo-argumentativo. Elaborá-la bem é um caminho para a redação nota 1000.

A trajetória natural é graduação, mestrado e doutorado. É possível de se fazer a Tese logo após a graduação. Isso exige um desempenho quase que perfeito do aluno durante a graduação.

Escolha sua melhor ideia e fixe-a em uma afirmação clara em torno da qual você possa escrever todo seu texto. Sua tese é o ponto principal, resuma tudo em uma frase concisa que permita ao leitor saber onde você está indo e porquê. É praticamente impossível escrever um bom texto sem uma tese clara.

A tese é um trabalho Strictu Sensu, destinado à obtenção do título de doutor. Exige, porém, uma contribuição inédita sobre um tema específico, diferentemente da dissertação. A tese resulta na defesa de uma descoberta a partir de uma pesquisa mais complexa e aprofundada.

A tese é um trabalho acadêmico próprio do doutorado. Ela é específica por trazer uma contribuição inédita por parte do aluno. Em resumo, o doutorando deve defender uma ideia ou um método que seja uma descoberta, algo que se concluiu após realizar um grande trabalho de pesquisa.

Consulta ao portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que reúne e dissemina, em acesso aberto, textos completos de teses e dissertações defendidas em instituições brasileiras de ensino e pesquisa, assim como teses e dissertações defendidas no exterior por brasileiros.