O que é TDAH é borderline?

Perguntado por: mmeireles . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH): ao menos 30% das pessoas com transtorno de personalidade borderline também apresentam o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, considerando que muitas vezes a dificuldade do indivíduo se organizar e desenvolver alguma habilidade pode causar uma ...

A característica da impulsividade descrita no DSM como critério diagnóstico para o TPB, no entanto, é diferente: no TPB, temos a impulsividade atrelada a autoagressão e no TDAH uma impulsividade caracterizada por impaciência ao esperar, interromper as pessoas e falar sem aguardar o término da fala do outro.

Pacientes com esse transtorno têm dificuldade de controlar sua raiva e muitas vezes se tornam inadequados e intensamente irritados. Eles podem expressar sua raiva com sarcasmo cortante, amargura ou falação irritada, muitas vezes direcionada ao cuidador ou amante por negligência ou abandono.

O que é borderline? Uma boa maneira de entender o que é síndrome de borderline se dá por meio da tradução do termo, que vem da língua inglesa e se refere a algo que é “limítrofe”. Ou seja, é uma condição que deixa o indivíduo sempre nos seus limites emocionais, com humor e comportamentos instáveis.

Os adultos costumam ter dificuldade em organizar e planejar atividades do dia a dia, principalmente determinar o que é mais importante ou o que fazer primeiro dentre várias coisas que tiver para fazer. Estressa-se muito ao assumir diversos compromissos e não saber por qual começar.

Resultados: o TDAH está associado principalmente à maior incidência de comorbidades de Transtornos de uso/abuso de substância, Transtornos depressivos, Transtornos ansiosos e Transtornos de personalidade antissocial/delinquência e borderline.

Um estudo concluiu que existe sobreposição diagnóstica em 54% dos diagnósticos envolvendo transtorno bipolar, transtorno de personalidade borderline e TDAH.

Quais os tipos de transtorno de borderline?

  • Borderline convencional. ...
  • Borderline invisível. ...
  • Borderline impulsivo. ...
  • Borderline petulante. ...
  • Borderline autodestrutivo. ...
  • Borderline é mais comum em mulheres ou em homens?

Angústia de abandono. Mudança frequente e repentina de humor (instabilidade emocional) Instabilidade afetiva (hora ama, hora odeia) Sentimentos polarizados.

Hábitos de vida saudável. Em conjunto com a psicoterapia e medicação, hábitos de vida saudável, como boa alimentação e prática de exercício físico podem ajudar a aliviar alguns sintomas da perturbação borderline. Ter hobbies também é importante, uma vez que são atividades que não sendo terapias são terapêuticas.

Não existe uma causa específica para quem desenvolve a síndrome de borderline, sendo as crises geralmente manifestadas após conflitos emocionais difíceis ao longo da vida, que podem ser experiências como de morte ou separação, até abuso sexual – principalmente na infância e/ou adolescência.

Automutilação: Não raramente, pacientes com transtorno de personalidade borderline se machucam propositalmente. Esse comportamento pode estar ligado a sentimentos negativos, assim como pode ser feito a fim de impedir que uma pessoa vá embora (vide “Esforços para evitar abandono”);

A incapacidade básica de prestar atenção, típica do TDAH, costuma gerar uma gama de comportamentos “mal vistos” dentro de um relacionamento como parecer não ouvir o outro, não perceber os sentimentos do outro, não lembrar datas ou acontecimentos importantes do casal, não dividir as tarefas da casa e não se lembrar de ...

Os três tipos de TDAH — Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade — são: hiperativo/impulsivo, desatento e misto/combinado. Cada um deles se caracteriza por um conjunto de sintomas comportamentais descritos no DSM-V — Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais.

Há que se ressaltar o fato de haver três tipos de comportamentos no contexto do TDAH, são eles: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Assim, o aluno pode manifestar alguns dos sintomas que pertencem a um desses grupos.

Dessa forma, uma pessoa com TDAH pode ficar irritada e, ao invés de pedir ajuda, pode chorar, lamentar ou jogar algo para transmitir frustração.