O que é tartaro?

Perguntado por: eporto . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 7 votos

O tártaro, ou cálculo dental, consiste na placa bacteriana que não é removida por meio da higiene bucal e que solidifica na boca. Ele é um material duro, com tonalidade esbranquiçada ou amarelada, que se forma em diferentes partes da dentição.

Explicando o tártaro
Tudo começa com o acúmulo de placa bacteriana, uma mistura de resíduos de alimentos, saliva e bactérias “ruins”. Quando ela não é completamente removida, fica presa e endurece, formando uma crosta de cor amarelo ou branca: o tártaro.

Escovar os dentes diariamente com bicarbonato de sódio ajudará a remover o tártaro e a clarear os dentes. No entanto, evite usá-lo em excesso , pois pode prejudicar o esmalte dos dentes.

Entretanto, a verdade é que a formação de #tártaro não é algo normal e existe, sim, a possibilidade de prevenir a sua formação. Bom, antes de falarmos da #prevenção, vamos entender o que é e como se forma o #tártaro.

O tártaro não só prejudica a saúde dos dentes e gengiva, mas também causa sérios problemas estéticos, já que, por ser poroso, absorve manchas com facilidade, fazendo com que pessoas que fumam ou tomam muito café precisem ter o dobro de cuidado com ele.

Segundo a tabela de procedimento odontológicos, do CRO (Conselho Regional de Odontologia), esse procedimento pode custar por volta de R $200,00 mas pode chegar até a R $1.000,00.

De forma geral, a média de preço fica em torno de R$200,00, mas pode variar um pouco para baixo ou para cima. Entretanto, é preciso ficar atento a valores muito baixos, o que pode significar procedimentos não seguros.

Se não for tratada, pode causar um monte de problemas que afetam todo seu universo bucal. A primeira consequência é a gengivite. "Uma inflamação mais superficial e que pode evoluir a uma periodontite, afetando também os tecidos de sustentação do dente como o ligamento periodontal e o tecido ósseo".

O tártaro abriga bactérias, por isso, ele traz consequências negativas para a saúde bucal, causando gengivite, retração gengival e periodontite. Também afeta a saúde orgânica colocando em risco o coração e os pulmões. O tártaro é um dos problemas bucais mais comuns, muito recorrente nos consultórios dos dentistas.

O procedimento se inicia com um exame da boca do paciente. Em seguida, o dentista utiliza um aparelho que tem a função de remover a placa bacteriana, este aparelho remove tanto o tártaro quanto a placa e a película bacteriana da superfície dos dentes e também aquele localizado logo abaixo da linha da gengiva.

Os alimentos mais prejudiciais nesse cenário são os açúcares, mas qualquer tipo de resto de comida pode fazer com que a colônia bacteriana cresça, consequentemente aumentando a extensão da placa e o seu consequente endurecimento, formando o tártaro.

Após calcificado, o tártaro só pode ser retirado pelo profissional, através da técnica de raspagem. Essa conduta acontece nos quadros em estágio inicial. Para aqueles pacientes que já estão com um comprometimento maior, como os casos de periodontite, são encaminhados para outros tratamentos.

Geralmente, explica o cirurgião dentista e diretor da Audace Odontologia Preventiva, Marco Aurélio Rela, uma maior quantidade de tártaro se forma, em média, no período de tempo de quatro a seis meses.

Como saber se você tem tártaro? Ao contrário da placa bacteriana, que é uma película incolor, o tártaro é uma formação mineral facilmente visível, se estiver acima do nível da gengiva. O sinal mais comum é uma cor marrom ou amarela nos dentes na região da margem gengival.

Esse problema é formado através do acúmulo de placa bacteriana na superfície dos dentes que, com o passar do tempo, acaba endurecendo. Mas você sabia que, a partir do tártaro, é possível que outras doenças bucais se formem no local, um exemplo delas é a cárie.