O que é tabaco?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Tabaco é um produto agrícola processado a partir das folhas de plantas do género Nicotiana. É consumido como uma droga recreativa sob a forma de cigarro, charuto, cachimbo, rapé, narguilé, charro ou fumo mascado. É usado em pesticidas sob a forma de tartarato de nicotina. Também é usado em alguns remédios.

O tabaco vem da planta Nicotiana Tabacum e é uma substância estimulante. Pode ser encontrado em forma de charuto, cigarro (com ou sem filtro), cachimbo, rapé e tabaco de mascar. O tabaco é principalmente fumado, mas pode também ser inalado ou mastigado. Tem uma acção estimulante.

A noção de que o cigarro nada mais é do que a folha de uma planta (o tabaco), picada e enrolada em papel, é simplista. O processo de produção do cigarro industrial envolve muitos passos e processos químicos e a adição de vários pro- dutos conhecidos mas, em geral, não associados com cigarros.

A nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco é considerada droga por possuir propriedades psicoativas, ou seja, ao ser inalada produz alteração no sistema nervoso central, trazendo modificação no estado emocional e comportamental do usuário que pode induzir ao abuso e dependência.

Significado de Tabaco
substantivo masculino Planta solanácea, originária da ilha de Tobago, e cujas folhas, diferentemente tratadas, servem para fumar, cheirar ou mascar; fumo. [Por Extensão] Designação dos preparados (fumo, rapé etc.) feitos com as folhas secas dessa planta.

O princípio ativo do tabaco é a nicotina e esta, em preparações como o cigarro, contém 9 – 17 mg/unidade; no charuto, 20 – 50 mg/unidade. O tabaco, quando queimado, fornece número elevado de substâncias gasosas e partículas sólidas (aproximadamente 4.000), das quais 90% são inaladas por meio de sua fumaça.

Na fumaça do cigarro existem cerca de 4.700 substâncias tóxicas diferentes. Dentre elas, as principais são: a nicotina, o monóxido de carbono e o alcatrão. Sendo que o monóxido de carbono é o mesmo gás tóxico que sai do escapamento de automóveis e no organismo humano reduz a oxigenação dos tecidos do corpo.

Os riscos de câncer, enfisema pulmonar e bronquite crônica são ainda maiores, já que o cigarro de tabaco promove mais danos à saúde do que o comum, afirma o pneumologista Paulo Corrêa, coordenador da Comissão Científica do Tabaco da SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia).

Tabaco Kumbaya Flowers Sasso - Sem Nicotina
O Kumbaya Sasso é feito com Pétalas de Rosas, Calêndula, Camomila, Sálvia, Jasmim e Menta. Não contém nicotina. Embalagem com 25g. Uma opção menos agressiva para quem gosta de fumar.

Hoje em dia, o tabaco orgânico apresenta-se com menor índice de agentes que causam malefícios a saúde e principalmente dependência por nicotina.

Ao listar as drogas mais mortais, a maconha aparece no final da lista, enquanto álcool, heroína, cocaína e tabaco lideram. A maconha, inclusive, é a única que representa um risco de mortalidade baixo entre os usuários, apesar de não ser inexistente. Os autores do estudo são os cientistas alemães Dirk W.

A cada tragada, o fumante absorve mais de 4.700 substâncias tóxicas, entre elas: nicotina, alcatrão, monóxido de carbono (CO), solventes (benzeno), metais pesados (acetato de chumbo, cádmio, níquel), arsênico, amônia, formol, naftalina, pólvora, acetona, fósforo (P4 ou P6), xileno, agrotóxicos (DDT), substâncias ...

Crack. O crack é uma das drogas mais viciantes e com maior potencial destrutivo, sendo um subproduto da cocaína vendido por um valor mais acessível, o que torna muito popular entre jovens desempregados e a população de rua.