O que é t4 livre?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 17 votos

O T4 livre é a fração livre e ativa do hormônio tiroxina, produzido pela glândula tireoide. A dosagem do T4 livre visa avaliar como está o funcionamento da tireoide.

O exame de T4 Livre é feito a partir de uma coleta de sangue e permite a dosagem da quantidade livre (não ligada a proteínas) do hormônio T4 no organismo. O T4 livre é um dos hormônios ativos da tireoide e portanto a sua dosagem permite avaliar o funcionamento da glândula tireóide.]

T4 livre: valores de referência. Confira a seguir os valores de referência para o exame T4 livre: Resultados menores que 0.70 ng/dL são considerados baixos, sugerindo hipotireoidismo, ou seja, que a tireóide está funcionando abaixo do necessário. Resultados entre 0.70 ng/dL e 1.48 ng/dL estão dentro da faixa normal.

Algumas drogas e medicações podem causar baixa produção de T3 e T4. Como exemplo pode-se citar a amiodarona, o lítio, o valproato de sódio, inibidores da tirosina quinase e inibidores do sistema imunológico.

Sintomas de hipertireoidismo

  1. Excesso de apetite;
  2. Facilidade em perder peso;
  3. Insônia;
  4. Queda de cabelos;
  5. Inchaço na região do pescoço;
  6. Agitação, nervosismo e ansiedade;
  7. Fraqueza muscular.
  8. Aumento da frequência cardíaca (coração acelerado) e hipertensão arterial.

<4,5 μUI/mL: níveis normais de TSH no sangue, com baixa probabilidade de hipotireoidismo. de 4,5 a 10 μUI/mL: alteração no nível de TSH no sangue, podendo indicar um caso de hipotireodismo. >10 μUI/mL: nível alto de TSH, com grandes chances de hipotireoidismo.

Tratamento de alterações na tiroxina livre
Se o T4L estiver alto, confirmado também em 2 amostras, a depender da causa, é estabelecido o tratamento. A causa mais frequente é o hipertireoidismo autoimune e o tratamento é com drogas anti-tireoidianas, como o metimazol ou propiltiouracil.

Exame de TSH: serve para avaliar a tireoide no sangue e analisar o hormônio que possa estar em excesso causando o hipertireoidismo ou hipotireoidismo. É o exame inicial para investigação de doenças que acometem a tireoide. Exame de T4: serve para avaliar a quantidade de T4 total e T4 livre.

O que o exame de T4 detecta? O exame T4 detecta a quantidade de hormônio tiroxina (T4) total e/ou livre no organismo e auxilia no diagnóstico de doenças, como: hipertireoidismo e hipotireoidismo. Ele é complementar ao de TSH e é feito a partir da coleta de sangue da veia do paciente.

Valores normais de TSH: 0,4 a 4,5 mU/L. Valores normais de T4 livre: 0.7 a 1.8 ng/dl.

O hipertireoidismo é caracterizado por uma disparada na produção dos hormônios da tireoide — a tri-iodotironina (T3) e a tiroxina (T4). Esse aumento acelera o metabolismo e causa diferentes sintomas, afetando até as batidas do coração e o funcionamento do sistema nervoso.

Peixes, algas e frutos do mar
Além disso, tais alimentos são ricos em vitamina D, selênio, ferro e zinco, que têm um papel benéfico na doença autoimune da tireoide. Sendo assim, boas opções para adicionar na alimentação incluem: atum, sardinha, salmão, ostras, e algas como wakame e spirulina.