O que é substantivo 3º ano?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 16 de julho de 2023
4.7 / 5 14 votos

Substantivo é a classe de palavras usada para dar nome aos seres, objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre outros. Exemplos: menino, João, Portugal, caneta, ventania, coragem, corrida.

O substantivo é a classe gramatical que dá nome a seres, coisas, espaços, sentimentos etc. O substantivo é assim chamado por dar significado a substâncias, sejam concretas e palpáveis, sejam apenas mentalmente apreendidas como substâncias, tais como nomes, qualidades, estados, processos, entre outros.

Esses nomes, que utilizamos para nos referir a um ser, local ou objeto, são chamados de substantivos. Por exemplo: casa, cadeira, Ana, Brasil, caneta e elefante são substantivos. Os substantivos podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo).

O substantivo é uma classe de palavras que tem a função de nomear os seres, os objetos, os fenômenos, os lugares, as ações, etc. Ele é classificado em 9 tipos: simples, composto, comum, próprio, concreto, abstrato, primitivo, derivado e coletivo.

Substantivos são termos responsáveis por nomear seres, objetos, ações, lugares, etc. Existem 9 tipos de substantivos: comum, próprio, coletivo, abstrato, concreto, composto, simples, derivado e primitivo. E eles são flexionados em gênero, número e grau.

O substantivo simples é o tipo de substantivo que tem apenas um radical. Ele apresenta flexão de número, gênero e grau. É fácil identificar o substantivo simples. Substantivo simples é um tipo de substantivo que apresenta somente um radical e flexão de número, gênero e grau.

O substantivo é um termo que nomeia um ser, uma coisa ou uma ideia. Desse modo, palavras como “rapaz”, “cadeira” e “amor” são substantivos.

Exemplos de substantivos comuns

  • Pessoas. Homem. Mulher. Criança. Amigo. Colega.
  • Animais. Cachorro. Gato. Cavalo. Formiga. Tubarão.
  • Plantas. Camomila. Jasmim. Erva-doce. Orquídea. Palmeira.
  • Frutas. Banana. Maçã Laranja. Abacaxi. Goiaba.
  • Objetos. Mesa. Cadeira. Bicicleta. Computador. Microfone.
  • Lugares. Bairro. Cidade. Município. Estado. Praia.
  • Fenômenos.

Os substantivos são classificados em simples e compostos, primitivos e derivados, concretos e abstratos, comuns, próprios e coletivos. Confira a explicação de cada um: Substantivos simples: Apresentam apenas uma palavra em sua composição. Exemplos: casa, meia, cobertor, avião.

Vejamos: Se quisermos descobrir qual a natureza morfológica da palavra lua, basta observarmos qual palavra a antecede ou poderia antecedê-la. Nesse caso, é o artigo "A", que desempenha o papel de determinante da palavra "lua". Logo, a palavra lua é um substantivo.

Quais são as diferenças entre substantivo comum e substantivo próprio? Substantivo comum: não é capaz de diferenciar um ser ou uma coisa dentre outros de mesma espécie. Substantivo próprio: nomeia de maneira específica um ser ou uma coisa, destacando-o dos outros de mesma espécie por conta de seu nome.

Substantivos próprios e substantivos comuns
Substantivos próprios: indicam seres, países, estados, sendo grafados com letra maiúscula, por exemplo: São Paulo, Brasil. Substantivos comuns: grafados com letra minúscula, designam seres da mesma espécie (animais, plantas, objetos), por exemplo, as palavras: cidade, país.

Além do substantivo concreto e abstrato, existe também o substantivo: comum — nomeia seres da mesma espécie: lápis, frustração etc. próprio — nomeia um ser em particular: Rute, Califórnia etc. simples — apresenta só um radical: computador, sonho etc.

Qual a diferença entre substantivo abstrato e substantivo concreto? Enquanto o substantivo abstrato não tem uma imagem física existente e depende de outro ser para existir, o substantivo concreto é dotado de uma imagem física existente (ainda que imaginária), de modo que sua existência é independente de outro ser.

Palavras variáveis que nomeiam seres animados e inanimados em geral. Os substantivos são uma das classes de palavras que compõem a gramática da língua portuguesa e caracterizam-se por nomear seres animados, como pessoas e animais, e inanimados, como objetos, lugares, estados, ações, qualidades etc.