O que é soluço?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 2 votos

O soluço é produzido pela contração involuntária do diafragma (músculo que separa o peito do abdome), seguido pelo fechamento da glote (abertura da laringe), durante a inspiração. As crises têm duração variável e podem durar minutos, horas ou até semanas.

O soluço é uma contração involuntária e desconfortável do diafragma, um músculo em forma de guarda-chuvas que separa o tórax do abdômen e tem um papel fundamental na respiração. Em geral, medidas para parar um soluço não se fazem necessárias porque sua forma mais aguda e comum desaparece sozinha em até dois dias.

O soluço é uma resposta do organismo a contrações súbitas do diafragma (músculo responsável pela respiração). Esse músculo se localiza logo acima do estômago e é responsável pela expansão de nossos pulmões no ato de respirar.

Em caso de soluços persistentes, é necessário tratamento, sobretudo quando a causa não pode ser corrigida facilmente. Utilizaram-se alguns medicamentos com sucesso variável. Dentre eles estão clorpromazina, baclofeno, metoclopramida e gabapentina.

O soluço é provocado por um espasmo do diafragma e está diretamente relacionado com a respiração. O soluço é uma condição geralmente benigna que costuma ser passageira e autolimitada.

Quando a crise é persistente, com duração de mais de 48 horas, ou até mesmo se o soluço não for constante, mas cause algum prejuízo ao paciente, é preciso procurar ajuda médica, para que seja investigada a causa do problema.

No entanto, os soluços se tornam preocupantes quando são recorrentes ou permanecem por mais de 48 horas, nesses casos é necessário uma avaliação médica. Muitos fatores podem estar envolvidos, vinculados à problemas físicos e também emocionais. O soluço pode sinalizar ansiedade, pânicos e até mesmo depressão.

O soluço é um movimento involuntário do diafragma e passa quando a musculatura se acalma. Se o algodão estiver na testa, será pura coincidência. Na verdade, ele enxerga mal - já que o sistema de visão ainda não está completamente formado. É como se o que vissem fosse uma foto desfocada e com cores lavadas, desbotadas.

Quem nunca passou por uma crise de soluços depois de chorar compulsivamente? Essa situação é comum e a explicação para isso é simples. O que acontece é que o choro muda a forma como respiramos, fazendo com que a inspiração fique mais rápida e curta.

Geralmente, é uma condição benigna, passageira e autolimitada. Na maioria das vezes, a causa não é grave e pode ser apenas uma reação do sistema gastrointestinal a uma má alimentação ou a um consumo exagerado de bebida alcoólica, por exemplo.

Quais são os sintomas de soluço? O principal sintoma de soluço é a contração involuntária do diafragma e da glote, que pode ou não produzir um ruído com a garganta. Em episódios que se estendem por longos períodos de tempo, o soluço pode deixar o paciente enjoado e até levar ao vômito.

Em todos os lugares do mundo, quando uma criança ou qualquer pessoa se engasga, a invocação direta ao Santo logo é rezada: “São Brás te proteja.” Ou simplesmente: “São Brás.”

Exame neurológico completo: meningite e tumores de sistema nervoso central são possíveis causas de soluço. Lembrar que esclerose múltipla é uma das causas mais frequentes de soluço de difícil tratamento.

Omeprazol, antiácido, sal de frutas, procinético e alginato são medicamentos que podem ajudar quem tem refluxo. O tratamento do refluxo é feito com mudança de hábito alimentar, remédios e, às vezes, cirurgia.

Neste período o bebê ainda “respira” por meio do cordão umbilical. Porém, o sistema respiratório dele já está se desenvolvendo e o útero envia estímulos para o diafragma do neném. Em resposta a esses estímulos, os músculos respiratórios em desenvolvimento se contraem.