O que é social media?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 17 votos

As mídias sociais ou redes sociais são tecnologias e plataformas que permitem a criação e o compartilhamento de informação e conteúdos em formatos passíveis de transmissão por canais digitais.

Social Media é o nome usado para descrever qualquer profissional de Marketing que fica a cargo de criar estratégias e conteúdos para perfis de redes sociais. Também podem ser chamados de analistas de redes sociais.

Um social media é responsável por gerenciar a presença online de uma empresa, marca ou organização nas redes sociais. Esse profissional trabalha para criar e implementar estratégias de mídia social que ajudem a aumentar a visibilidade e o engajamento da marca nas plataformas digitais.

O que precisa estudar para ser um social media?

  1. Aprender habilidades de marketing voltadas para redes sociais;
  2. Estabelecer uma presença nas mídias sociais;
  3. Expandir a sua rede profissional.

A média salarial de Social Media é de R$ 4.200 por mês nessa localidade (Brasil). A remuneração variável de Social Media em Brasil é de R$ 2.100, variando entre R$ 950 e R$ 3.600.

O que faz um social media e quanto ganha? De acordo com o site especializado em carreiras Vagas.com.br, o Social Media começa ganhando R$ 1.003,00 e pode vir a ganhar R$ 2.014,00.

Para adquirir as habilidades e competências de um social media de sucesso, é preciso que os interessados tenham formação em cursos da área de Comunicação, como Marketing, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, entre outros relacionados, ou tenha especialização na área de Marketing Digital.

Interação e monitoramento
Além de transmitir informações ao público, é essencial entender como essa mensagem está sendo recebida pelo público. Também é função do social media manter uma conversa com os seguidores das redes para mostrar que a opinião deles é de extrema importância para a marca.

Principais tipos de social media
Elas podem ser do tipo: microblog: consiste no compartilhamento de mensagens rápidas; redes sociais de conteúdo: focam o compartilhamento de informações, como textos, imagens, vídeos, lives e mais; redes sociais: são voltadas para o relacionamento.

Qual é a função de um social media?

  • Pesquisa. ...
  • Elaboração da estratégia para redes sociais. ...
  • Criação de conteúdo. ...
  • Distribuição de conteúdos. ...
  • Monitoramento das informações e métricas. ...
  • Fique atento às novidades do mundo digital. ...
  • Adquira conhecimentos em várias áreas. ...
  • Estude o campo.

Apesar de parecer simples, é uma função complexa, que exige conhecimentos sobre produção de conteúdo, análise, gerenciamento, estratégia e, claro, uma boa comunicação e relacionamento interpessoal. Diferente do que muita gente pensa, gerenciar redes sociais não é só postar o que quiser.

8 plataformas com cursos gratuitos de Marketing e Social Media

  • FGV (Fundação Getúlio Vargas) Você provavelmente conhece a FGV, mas sabia que eles oferecem cursos gratuitos também? ...
  • RD University. ...
  • Endeavor. ...
  • Rock Content. ...
  • Google Ateliê Digital. ...
  • Analytics Academy. ...
  • HubSpot Academy. ...
  • Learncafe.

Um dos motivos é que ele é o responsável por fazer uma pesquisa para entender o perfil da sua audiência O Social media acaba sabendo como conectar-se com o seu público. Ao acompanhar os assuntos do momento, as chamadas trends, o social media está antenado e consegue criar conteúdo relevante para o seu público.

Um gestor de redes sociais pode trabalhar em média de 6 a 8 horas por dia sendo contratado por uma agência ou de 8 a 12 horas por dia como freelancer.

Se você ganha R$1.500 por mês, seu salário por dia seria R$69,23. Este resultado é obtido multiplicando seu salário base pela quantidade de horas, semanas, e meses que você trabalha por ano, assumindo que você trabalha 40 horas por semana.

A média salarial para Gestor de Mídias Sociais no Brasil é de R$ 3.112,00. A formação mais comum é de Graduação em Comunicação Social.