O que é ROI?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 3 votos

Em finanças, retorno sobre o investimento, também chamado taxa de retorno, taxa de lucro ou simplesmente retorno, é a relação entre a quantidade de dinheiro ganho como resultado de um investimento e a quantidade de dinheiro investido. Existem três formulações possíveis de taxa de retorno, são elas: retorno efectivo;

ROI é a é a sigla em inglês para Return on Investment (Retorno Sobre o Investimento). Essa métrica é usada para saber quanto a empresa ganhou com os investimentos feitos, principalmente na área de Marketing. A fórmula para calcular o ROI é (receita gerada – custos e investimentos) / custos e investimentos.

Para que ele seja calculado, basta deduzir do valor total de ganho obtido o valor que foi investido em determinada ação, e dividir o resultado pelo valor do investimento inicial. Caso se deseje saber o percentual, basta multiplicar o resultado por cem.

Como o ROI avalia o quanto determinado investimento retornou, um ROI ideal é sempre igual ou maior do que 1, que significa 100%. Isso porque, se o ROI for menor do que 100%, quer dizer que você receberá menos do que o montante investido.

Como calcular o ROE
O ROE, assim como o ROA e o ROI, também é um importante indicador econômico financeiro de rentabilidade, podendo ser expresso no seguinte cálculo: ROE = (Lucro Líquido / Patrimônio Líquido) x 100.

O valor do ROI no segundo investimento é menor, contudo, um retorno alto a curto prazo é sempre um investimento melhor quando a diferença não é tão grande. Com o retorno rápido, o investidor poderá rapidamente reinvestir em outra coisa.

ROI = (Receita – Custo do Investimento) / Custo do Investimento. Isso significa que o retorno foi de três vezes o custo do investimento. Se quisermos pensar em forma de porcentagem é só multiplicar o resultado deste cálculo por 100.

Exemplo de cálculo
Ao final de um ano, esse produto teve um faturamento de $260.000,00. Agora basta aplicar a fórmula para encontrar o ROI. ROI = $((260.000,00 – $200.000,00) / $200.000,00) x 100 = 30%. Isso significa que o retorno sobre o investimento para desenvolver o produto foi de 30%.

O que um ROI negativo significa? Na prática, um ROI negativo significa que a decisão gerencial ou administrativa do investimento não foi assertiva. Com isso, a empresa acabou perdendo dinheiro ao invés de ganhar.

ROI = (Ganho obtido – Investimento) / Investimento
Isso significa que o retorno sobre o investimento foi de quatro vezes o valor aplicado inicialmente. Como o ROI normalmente é expresso em forma de porcentagem, multiplica-se tal resultado por 100. Com isso, no exemplo acima, o ROI foi de 400%.

Se o ROI for maior que zero, teoricamente você ganhou dinheiro. Porém há outras variáveis para analisar. Esse ROI será bom ou ruim dependendo do TEMPO que você precisou para obtê-lo: Se o ROI é de 5% ao dia, parabéns, é um ótimo investimento!

Como aumentar o ROI?

  1. Utilizar o Upselling e Cross selling. Se você atua no mercado há algum tempo, sabe o tremendo esforço que precisa para conquistar um novo cliente. ...
  2. Investir em marketing. ...
  3. Segmentar. ...
  4. Investir na tecnologia. ...
  5. Fidelizar o cliente.

O que é ROE? ROE (sigla para Return on Equity) é um indicador financeiro capaz de medir a capacidade de uma empresa de gerar valor através dos recursos que ela possui inicialmente. Ou seja: mostra quanto é gerado de lucro em relação ao capital investido.