O que é propaganda?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 6 votos

Propaganda é um modo específico sistemático de persuadir visando influenciar com fins ideológicos, políticos as emoções, atitudes, opiniões ou ações do público alvo. Seu uso primário advém de contexto político, referindo-se geralmente aos esforços de persuasão patrocinados por governos e partidos políticos.

Propaganda é uma estratégia de persuasão para fins ideológicos, com o objetivo de promover alguma ideia, princípio, doutrina, causa ou prática. Para isso, ela apela para recursos psicológicos, que mexem com emoções, opiniões e sentimentos, e motiva a ação a partir deles.

Uma propaganda, por exemplo, pode ser apenas para fixar a marca ou a mensagem, mas também pode ser para lançar um produto inovador ou para informar a população sobre um evento importante.

Define-se como propaganda toda comunicação que tem por finalidade propagar uma ideia, uma crença ou um produto, sem que, necessariamente, haja um interesse comercial. Assim, existem propagandas de cunho político ou religioso, por exemplo.

A propaganda pode desempenhar mais funções além de informar ao consumidor sobre o produto ou serviço. Ela informa, explica, educa, anima, motiva atitudes, convence e às vezes até vende, ou melhor, ajuda a vender.

A Publicidade utiliza os canais de entretenimento para tornar público um produto ou serviço, com o objetivo de vendê-lo. Já a Propaganda tem o objetivo de informar, alertar e fazer refletir, sem ter, necessariamente, fins lucrativos.

O principal objetivo da propaganda é informar, persuadir e lembrar as pessoas. O desenvolvimento da estratégia de propaganda consiste em dois elementos fundamentais: a criação das mensagens (anúncios) e a escolha da mídia a ser usada.

Conheça a seguir quais são os 3 modelos principais:

  1. Propagandas comerciais. De forma geral, as propagandas comerciais tem como objetivo final convencer o cliente sobre a compra de um determinado produto ou serviço. ...
  2. Propagandas institucionais. ...
  3. Propagandas governamentais.
  • 1 – Publicidade de serviços. A publicidade de serviços é a estratégia de comunicar e promover a prestação de um serviço por uma empresa. ...
  • 2 – Publicidade Comparativa. ...
  • 3 – Publicidade de produto. ...
  • 4 – Publicidade de Promoção.

Ao contrário da propaganda persuasiva, que visa persuadir o público-alvo a tomar uma ação, a propaganda informativa busca educar e informar o público sobre as características e benefícios de um produto ou serviço.