O que é storytelling?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
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Narração de histórias é a atividade que consiste em transmitir eventos na forma de palavras, imagens, e sons muitas vezes pela improvisação ou embelezamento.

Storytelling é a habilidade de contar histórias utilizando recursos audiovisuais, além das palavras. A técnica ajuda a promover seu negócio e vender seus serviços de forma indireta, com caráter persuasivo. O storytelling é utilizado com frequência na TV, no marketing e na publicidade.

No contexto do marketing digital e da publicidade, o storytelling consiste em contar histórias para criar conexões emocionais entre as marcas e os consumidores por meio, por exemplo, de anúncios no Google com narrativas que despertam sentimentos e emoções e que favorecem a venda de um produto ou serviço.

Dicas de como fazer um Storytelling relevante

  1. Combine emoção e estratégia. ...
  2. Storytelling e o significado profundo das coisas. ...
  3. Chame o público para a ação. ...
  4. Crie uma narrativa empática. ...
  5. Storytelling bom é o que tem verdade.

Quais são os principais elementos do storytelling?

  1. Mensagem. É comum separarmos o storytelling em duas partes: ...
  2. Ambiente. Simplesmente porque os eventos precisam acontecer em algum lugar, tê-lo bem descrito facilita que o público embarque na jornada.
  3. Personagem. ...
  4. Conflito.

Storytelling é um termo em inglês que significa contação de histórias. Aplicado à educação, o storytelling é uma estratégia em que se busca criar narrativas durante o processo de aprendizagem e ensino de modo a elucidar determinados temas e fazer com que os alunos assimilem com mais facilidade os conteúdos das aulas.

E o storytelling pode ser aplicado no marketing nos mais variados formatos, incluindo;

  • Anúncios publicitários.
  • Histórias em vídeo.
  • Publicações em redes sociais.
  • Textos de blog.

Ela consiste na arte de contar histórias por meio de estratégias usadas por roteiristas e escritores. Atualmente, empresas e agências de publicidade e marketing do mundo todo utilizam o storytelling para criar campanhas e anúncios impactantes.

As sete habilidades do storytelling incluem a capacidade de identificar uma boa história, criar uma narrativa envolvente, escolher o tom e o estilo de linguagem adequados, utilizar recursos audiovisuais, adaptar a história para diferentes públicos, desenvolver personagens e utilizar o tempo e a tensão a seu favor.

Por meio do impacto nas emoções e sentimentos, o storytelling pode criar uma conexão direta entre marca e cliente. Contar histórias pode influenciar na opinião sobre a marca ou até mesmo levar para a tomada de decisão.

Um dos maiores exemplos de Transmedia Storytelling – citado por Jenkins no livro A Era da Convergência – é o filme Matrix, que teve sua narração não apenas no cinema, mas também expandida para o universo dos quadrinhos e games.

Esse tipo de prática acarreta em dois fatores negativos para a sua narrativa/storytelling e, consequentemente, para você ou para sua marca:

  • Diminui-se o refino do seu conteúdo, passando uma certa simploriedade da sua narrativa e da sua imagem. ...
  • O público não sentir confiança no que você está expondo a respeito de si.