O que é endomarketing?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 20 votos

Marketing interno está relacionado as ações de treinamento ou qualificação dos colaboradores da empresa visando um melhor serviço para o cliente. Marketing interno, devido ao nome, é usualmente confundido com endomarketing mesmo sendo conceitos diferentes.

Endomarketing, ou Marketing Interno, é um conjunto de ações que visa desenvolver um bom ambiente de trabalho para os colaboradores. Entre elas estão campanhas de satisfação, programas de bem-estar, fortalecimento da cultura da empresa e políticas de benefícios para os trabalhadores.

Endomarketing não é o mesmo que Comunicação Interna. É um processo gerencial, cíclico e continuado, formado por um composto de 4 variáveis: a Empresa (o que entregamos aos colaboradores), o Ambiente (tangível e intangível), o Trabalho (a moeda de troca do colaborador), e por fim a Comunicação.

Realiza a gestão de eventos, abastece informações no site da empresa, elabora brindes para datas comemorativas, desenvolve campanhas motivacionais e comunicação interna. Elabora ações/campanhas para melhoria de resultados. Busca soluções de comunicação e interatividade.

8 estratégias de endomarketing para a sua empresa

  • Benefícios para os funcionários. ...
  • Comunicação interna. ...
  • Treinamento e desenvolvimento. ...
  • Plano de carreira. ...
  • Clima organizacional. ...
  • Eventos de integração. ...
  • Pesquisa de satisfação. ...
  • Reconhecimento ao colaborador.

Os pilares do endomarketing, são, portanto, as ações estratégicas, ações motivacionais e ações de apoio à gestão.

O endomarketing é um conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento de um bom ambiente de trabalho. Essa é uma estratégia de marketing institucional que visa melhorar a imagem da empresa entre seus colaboradores, refletindo em mais engajamento e motivação e menor índice de rotatividade.

O que é endomarketing e como implementar em sua empresa!

  1. Ouça os colaboradores.
  2. Faça pesquisas de satisfação com os colaboradores.
  3. Implemente benefícios.
  4. Integre as pessoas.
  5. Melhore a comunicação interna.
  6. Treine e capacite seus colaboradores.

Já o próprio endomarketing é uma ferramenta que visa ao engajamento de seus colaboradores, incentivando-os, motivando-os a buscarem o melhor trabalho possível em prol do atingimento de propósitos da organização.

O Marketing tem a função de satisfazer o desejo do seu público alvo (clientes), identificando as suas necessidades. O endomarketing, por outro lado, é uma ação institucional voltada para os colaboradores de uma organização com o intuito de melhorar a sua imagem internamente.