O que e sinapses?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 10 votos

A sinapse é a região responsável por realizar a comunicação entre dois ou mais neurônios, ou de um neurônio para um órgão efetor, ou seja, um músculo ou uma glândula.

O que é sinapse
O conceito de sinapse é um pouco abstrato. De certo modo, esse pode ser considerado um espaço especializado no qual ocorrem as transmissões de impulsos nervosos entre os neurônios. Além disso, o termo é largamente utilizado como a denominação de uma ação ocorrida nesse espaço.

As sinapses fazem parte do circuito que conecta os órgãos sensoriais, como aqueles que detectam dor ou toque, no sistema nervoso periférico do cérebro. As sinapses conectam neurônios no cérebro a neurônios no resto do corpo e desses neurônios aos músculos.

A maioria das sinapses são químicas; nestas sinapses a comunicação é feita usando mensageiros químicos. Outras sinapses são elétricas; nestas sinapses ocorre um fluxo direto de íons entre as células. Em uma sinapse química, um potencial de ação faz com que o neurônio pré-sináptico libere neurotransmissores.

O que é Sinapse Química? É uma área de estímulos que os neurônios usam para transmitir impulsos, valendo-se necessariamente de neurotransmissores. Ocorrem algumas reações químicas que desencadeiam o impulso a ser transmitido e, assim, mantém o corpo funcionando ordenadamente.

Qual a sua importância? As sinapses são importantes pois devido a elas que o sistema nervoso é capaz de processar, interpretar e modificar as informações que recebe. É por causa das sinapses que os potenciais de ação gerados em um neurônio são modificados e transmitidos para um ou mais neurônios.

As sinapses nervosas ocorrem em pontos de conexão com outras células nervosas ou com células efetoras (músculos, glândulas e órgãos). Elas se iniciam a partir da comunicação de um neurônio pré-sináptico com outro neurônio pós-sináptico através das terminações pré-sinápticas.

O cérebro humano tem 100 bilhões de neurônios, conectados em 100 trilhões de sinapses.

Algumas substâncias podem interferir em um dos processos que encerra a atividade do neurotransmissor, que é a recaptação neuronal. Um exemplo são as anfetaminas (ecstasy, conhecida também como MDMA), que são substâncias simpaticomiméticas, e, portanto, aumentam a atividade simpática.

Os cerca de 10 bilhões de neurônios do cérebro se comunicam com outros neurônios através de prolongamentos chamados axônios (enviam os impulsos) e dendrites (recebem os impulsos), sempre que processamos uma atividade mental. É também nessas comunicações que se estabelecem as lembranças.

O cálcio se liga a grupos de proteínas dentro da estrutura da membrana tanto das vesículas quanto da membrana pré-sináptica (complexo SNARE) para induzir a formação de poros de fusão, um orifício através de ambas as membranas que permite que elas se fundam temporariamente para a liberação do neurotransmissor.

Ela é composta do elemento pré-sináptico, onde ocorre a síntese, o armazenamento e a liberação dos neurotransmissores, e de um elemento pós- sináptico onde estão os receptores para os neurotransmissores. b. Entre os dois elementos existe um espaço submicroscópico que é a fenda sináptica.

Nesses neurônios mielinizados, a velocidade de propagação do impulso pode atingir velocidades da ordem de 200m/s (ou 720km/h ). Um impulso é transmitido de uma célula a outra através das sinapses (do grego synapsis, ação de juntar).