O que e sinapse?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 14 votos

A sinapse é o que ocorre entre dois neurônios e permite a comunicação neural ou a transmissão sináptica.

As sinapses nada mais são do que o ponto de contato entre uma célula nervosa e outra célula excitável, a qual pode ser outro neurônio ou uma outra célula, como, por exemplo, uma célula muscular. E, a partir desse contato, há a transmissão de determinada informação.

A sinapse é uma região de proximidade entre um neurônio e outra célula por onde é transmitido o impulso nervoso. Sabemos que os impulsos nervosos devem passar de uma célula à outra para que ocorra uma resposta a um determinado sinal.

Principais neurotransmissores

  • Acetilcolina (Ach)
  • Adrenalina.
  • Noradrenalina (NA)
  • Endorfina.
  • Serotonina (5HT)
  • Dopamina (DA)

Do ponto de vista anatômico e funcional, uma sinapse é composta por três grandes compartimentos: membrana da célula pré-sináptica, fenda sináptica e membrana pós-sináptica.

Como ocorre a sinapse
A sinapse ocorre, principalmente, quando os terminais dos axônios liberam neurotransmissores (que nada mais são do que substâncias químicas) a alguma estrutura vizinha. Elas podem ser de dois tipos: químicas ou elétricas.

O cérebro humano tem 100 bilhões de neurônios, conectados em 100 trilhões de sinapses.

Os cerca de 10 bilhões de neurônios do cérebro se comunicam com outros neurônios através de prolongamentos chamados axônios (enviam os impulsos) e dendrites (recebem os impulsos), sempre que processamos uma atividade mental. É também nessas comunicações que se estabelecem as lembranças.

Os neurotransmissores são importantes moléculas produzidas e liberadas por neurônios, encontradas geralmente em vesículas pré-sinápticas neuronais. Essas substâncias químicas apresentam papel fundamental no funcionamento do sistema nervoso.

Existem três tipos de neurônios: neurônios sensitivos (aferentes), que levam o estímulo dos receptores ao sistema nervoso central, neurônios motores (eferentes), que levam o estímulo do sistema nervoso central aos órgãos executores, e neurônios associativos, que ligam os neurônios motores aos sensitivos e aparecem no ...

Acetilcolina. A acetilcolina é o único neurotransmissor da sua classe. Encontrado nos sistemas nervosos central e periférico, é o principal neurotransmissor associado aos neurônios motores.

O que é dopamina? A dopamina é um neurotransmissor responsável por levar informações do cérebro para as várias partes do corpo. A substância é conhecida como um dos hormônios da felicidade e quando liberada provoca a sensação de prazer, satisfação e aumenta a motivação.

Em suma, os hormônios são os mensageiros do sistema endócrino, enquanto os neurotransmissores são os mensageiros do sistema nervoso.

Qual a sua importância? As sinapses são importantes pois devido a elas que o sistema nervoso é capaz de processar, interpretar e modificar as informações que recebe. É por causa das sinapses que os potenciais de ação gerados em um neurônio são modificados e transmitidos para um ou mais neurônios.

Como Ocorrem as Sinapses? Geralmente a sinapse ocorre entre o axônio de um neurônio e o dendrito do neurônio seguinte, mas também pode ocorrer do axônio diretamente para o corpo celular, ou entre do axônio do neurônio para uma célula muscular.

Existem dois tipos de sinapse nervosa, a elétrica e a química. Ambas acontecem no sistema nervoso, porém de formas diferentes, dependendo de ações distintas para que a comunicação entre os neurônios aconteça.