O que é serotonina?

Perguntado por: dtorres . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 10 votos

A serotonina é uma molécula biológica do grupo monoamina neurotransmissora sintetizada nos neurónios serotoninérgicos do Sistema nervoso central e nas células enterocromafins do trato gastrointestinal dos animais. A serotonina também se encontra em vários cogumelos e plantas, incluindo frutas e vegetais.

Além de controlar emoções, a serotonina também influencia nas habilidades motoras, no processo digestivo e no fluxo sanguíneo. Outras de suas funções são: diminuir a possibilidade de náuseas, ajudar na coagulação, na cicatrização e regular a saúde óssea.

Logo, seu desregulamento pode causar alterações de humor e de comportamentos. O diagnóstico da síndrome pode ser realizado através de seus sintomas, que incluem autoestima baixa, compulsão alimentar, fadiga, falta de atenção, irritabilidade, mau humor, baixa memória e insônia.

Para aumentar os níveis de serotonina, é preciso ter uma nutrição rica em triptofano e nutrientes, praticar exercícios físicos, e fazer uma boa ingesta hídrica para o equilíbrio da flora intestinal. Atividade sexual, tomar sol e receber afeto também estimulam a produção de serotonina.

Serotonina: conhecendo o hormônio da felicidade
Segundo a literatura científica, a serotonina é um neurotransmissor encontrado principalmente no sistema nervoso central (SNC), trato gastrointestinal e plaquetas. A serotonina afeta cada parte de você, desde suas emoções até seu corpo e habilidades motoras.

vitamina D

Você sabia que a produção de vitamina D está diretamente ligada à produção de serotonina? Isso porque o cérebro utiliza um aminoácido chamado triptofano para produzir serotonina — e a vitamina D ajuda a aumentar os níveis de triptofano. Com isso, mais vitamina D significa mais serotonina.

Irregularidade no humor
Como a substância é responsável por controlar o humor, a serotonina baixa pode afetar nossas emoções, incluindo a felicidade e a tristeza. Este fator é decisivo para contribuir com as situações em que a pessoas vivência a alegria extrema e a tristeza em poucas horas.

Geralmente, níveis normais de concentração de serotonina no sangue se encontram de 101 a 283 nanogramas por mililitro (ng/mL). Quando esse valor está muito elevado, pode ser um sinal de Síndrome Carcinoide, que envolve um grupo de sintomas relacionados a tumores no intestino delgado, apêndice, cólon e brônquios.

Não há evidências "convincentes" de que a depressão esteja associada a baixas concentrações ou atividade de serotonina, sugeriu um estudo britânico publicado na revista científica Molecular Psychiatry, na última quarta-feira, 20.

Existem alguns alimentos, como a banana, o salmão, as nozes e os ovos, que são ricos em triptofano, um aminoácido essencial ao organismo, que tem a função de produzir serotonina no cérebro, também conhecida pelo hormônio da felicidade, que contribui para a sensação de bem-estar.

Para a realização do exame de serotonina, é preciso coletar amostra de sangue de uma veia, geralmente localizada no braço. O número de tubos coletados varia de acordo com a quantidade e tipos de exames.