O que é semânticas?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Semântica é o estudo do significado. Incide sobre a relação entre significantes, tais como palavras, frases, sinais e símbolos, e o que eles representam, a sua denotação. A semântica linguística estuda o significado usado por seres humanos para se expressar através da linguagem.

É a relação de duas ou mais palavras que possuem significados iguais ou semelhantes, ou seja, os sinônimos. Exemplos: cara/rosto. quarto/dormitório.

O que é semântica? A semântica é uma área da linguística voltada ao estudo do significado em diversos níveis, analisando inclusive o conteúdo e o contexto. Dessa forma, estuda-se a relação do significado com o significante, que tem a ver com a forma das palavras, seja essa forma a sua grafia, seja o seu som.

O uso das palavras em um contexto comunicativo pode criar diferentes relações de sentido entre elas. São os casos de sinonímia, antonímia, hiperonímia e hiponímia.

Figuras de palavras ou semânticas: estão associadas ao significado das palavras. Exemplos: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase.

A análise semântica poderá ser feita pela explicação da mensagem e por meio do olhar atento ao texto completo ou através das palavras que estão compondo a oração. Assim, é a parte da linguística que estuda os significados das palavras, das frases, dos símbolos e imagens, etc.

Na frase em análise deve empregar-se nem, uma vez que esta conjunção se usa na adição de unidades negativas, sendo a negação da conjunção e (nem = «e não»). A conjunção e emprega-se na adição de unidades afirmativas/positivas.

Trata-se da parte da gramática que estuda o significado das palavras, bem como as possíveis interpretações desse significado. Podemos dizer, portanto, que a semântica é o estudo dos significados, que pode se aplicar a palavras e também a frases e orações inseridas em contextos de maior ou menor complexidade.

Ainda encontro a semântica do amor
Semântica é a ciência que estuda o significado. Concentra-se, portanto, no estudo das relações entre os significantes (palavras, frases, signos e símbolos) e os seu denotata. Ou seja, no estudo dos signos e do que eles significam, da idéia ou conceito para o qual eles “apontam”.

Entre elas, a sinonímia, a autonímia, a hiponímia, a hiperonímia, a polissemia, a homonímia, as homófonas e as homógrafas, além dos homônimos perfeitos, sem deixar de fora as ambiguidades.

Semântica diz respeito ao significado que as palavras representam, ocupando-se do estudo da sinonímia, antonímia, paronímia, homonímia, polissemia, denotação, conotação, entre outras.

A despeito de falarmos dessa maneira, 'lógica' é uma das palavras-chave de uma das abordagens semânticas mais conhecidas – a Formal.

Sintaxe: é a parte da língua que estuda o modo como o falante transmite a informação, a maneira com que organiza e relaciona as palavras em uma oração. Semântica: é a parte da língua que estuda o significado das palavras, os sentidos que elas podem tomar de acordo com o contexto.

Como mencionado anteriormente, as Figuras de Linguagem são classificadas em quatro: figuras de palavra, figuras de sintaxe, figuras de pensamento e figuras de som.