O que é segregação cultural?

Perguntado por: lcrespo . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Separação geográfica de grupos em razão da sua raça, etnia, religião ou qualquer outra categoria que arbitrariamente é utilizada como motivo de discriminação espacial dos seus membros.

A segregação socioespacial é a marginalização de certas pessoas, ou grupos sociais, causadas por fatores econômicos, culturais, históricos ou raciais no espaço das cidades. Na contemporaneidade, os grandes centros urbanos têm um arranjo espacial fracionado. Ou seja, há várias partes que compõem um todo.

Segregação é o processo de dissociação mediante o qual indivíduos e grupos perdem o contato físico e social com outros indivíduos e grupos. Essa separação ou distanciamento social e físico é oriundo de fatores biológicos ou sociais, como raça, riqueza, educação, religião, profissão, nacionalidade, entre outros.

Segregação pode referir-se a:

  • Segregação racial — separação ou isolamento de uma raça ou grupo étnico.
  • Segregação urbana.
  • Segregação espacial.
  • Apartheid — regime político de segregação racial.
  • Segregação cromossômica, durante a meiose, dos cromossomos de origem paterna e materna.

Significado de Segregação
substantivo feminino Ação de segregar, de separar, de isolar, de se afastar; afastamento, separação. [Sociologia] Isolamento forçado de um grupo para o afastar do grupo principal ou de outros; discriminação: segregação racial.

A principal causa da segregação urbana é a desigualdade social. Há diversos tipos de segregação urbana, como, por exemplo, as populares favelas brasileiras. Esse processo gera consequências como o aumento da vulnerabilidade social. O Brasil possui várias cidades marcadas pela segregação urbana.

A segregação socioespacial é um processo que fragmenta as classes sociais em espaços distintos da cidade. Nesse sentido, o cotidiano das pessoas que habitam esses lugares é marcado pela insegurança, violência, moradias precárias, falta de infraestrutura e acesso aos serviços básicos e ao lazer.

A segregação residencial é uma prática muito comum nas cidades, onde há a separação espacial de pessoas conforme sua classe social. Pessoas do mesmo poder aquisitivo tendem a ocupar os mesmos espaços (bairros, condomínios, favelas) destinados à moradia.

1 afastamento, apartação, desligamento, desmembramento, desunião, discriminação, distanciamento, insulação, isolamento, marginalização, segregamento, separação.

Morumbi e Paraisópolis, em São Paulo
Um dos maiores exemplos de desigualdade socioespacial é a relação entre Morumbi e Paraisópolis. Ambos os bairros abrigam diferentes segmentos sociais, classes A, B, C, D e E, respectivamente. Na favela, há mil habitantes por hectare e no Morumbi, 30 habitantes por hectare.

Em uma cidade com alto nível de desigualdade, a segregação espacial pode limitar os recursos e serviços localmente disponíveis especialmente para os pobres, e diminuir os ganhos das interações sociais no ambiente urbano, além de uma oferta mais limitada no que diz respeito a serviços como educação e saúde em comparação ...

SEGREGAÇÃO | Ocorre quando a escolarização de estudantes com deficiência é oferecida em ambientes separados, como nas escolas especiais, isolados de alunos sem deficiência. Refere se ao distanciamento forçado, ainda que no mesmo espaço físico escolar, destes indivíduos para com os outros colegas.

Em decorrência da segregação socioespacial, ocorre a divisão de classes sociais, bem como e marginalização dos mais carentes, o que impulsiona a elevação dos índices de desigualdades.