O que é estratégia retórica?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 5 votos

É a arte de convencer, persuadir alguém a comprar sua ideia e entender seu ponto de vista (parece ser muito útil quando estamos vendendo um produto ou serviço, não é?).

A retórica é a arte de falar bem. Ela é fundamental para constituir-se um discurso convincente e para estabelecer qualquer base filosófica racional. A retórica pode ser utilizada como instrumento de manipulação da opinião. A retórica é, basicamente, a arte de falar bem.

Parte fundamental de qualquer texto, ela consiste, basicamente, em persuadir seu interlocutor a fazer algo que você gostaria que ele fizesse. Quando elaboramos um artigo cujo objetivo é converter um lead, por exemplo, aplicamos a retórica para convencê-lo a seguir adiante em sua jornada de compra.

A arte da retórica consiste na técnica de utilizar o bom emprego das palavras e da linguagem. Uma boa retórica é a capacidade de dispor, elencar e organizar bem as palavras a fim de passar uma mensagem de maneira clara ou de convencer alguém.

Existem, segundo Aristóteles, três géneros de discurso retórico: o deliberativo, o judicial e o epidíctico. Cada um destes géneros tem características específicas que ajudam a caracterizá-los e, ao mesmo tempo, a distingui-los uns dos outros.

Dicas de retórica

  1. Aposte nas tríades. ...
  2. Enfatize o que está sendo dito com anáforas. ...
  3. Use a antítese para defender um ponto de vista. ...
  4. Espelhe-se nas celebridades: fale sobre sua jornada. ...
  5. Faça pausas estratégicas. ...
  6. Adapte seu discurso ao público. ...
  7. Faça perguntas, utilize as perguntas retóricas.

Arte da palavra, de bem falar: 1 eloquência, oratória, altiloquência, magniloquência, veemência, facundidade, facúndia, expressividade, loquacidade, doctiloquia, doctilóquio.

Dicas de retórica

  1. Uso de anáforas e tríades. ...
  2. Fazer pausas estratégicas. ...
  3. Fazer perguntas retóricas. ...
  4. Adaptar a linguagem conforme o público. ...
  5. Demonstre que você é uma pessoa igual às outras. ...
  6. Evite o improviso. ...
  7. Preocupe-se com a linguagem não verbal.

O que é Pergunta retórica:
A pessoa que faz uma pergunta retórica já sabe a resposta do questionamento feito, visando ajudar o destinatário da interrogação a refletir ou a entender determinado tema, assunto ou situação. A pergunta retórica pode possuir um caráter de ironia ou sarcasmo.

Além disso, o ponto de interrogação pode indicar uma falsa dúvida, uma pergunta feita de maneira irônica ou uma pergunta retórica. Lembre-se de que sua função é transmitir a entonação. Veja este exemplo: “E você não acha que eu já sabia disso?

Três aspectos fundamentais suportam o discurso retórico em Aristóteles: ethos, pathos e lógos. Ethos é princípio ético que orienta a argumentação. Pathos é o apelo aos sentimentos evocados pelo orador em seus argumentos. Lógos é a estrutura lógica da argumentação.

Os gêneros retóricos, consoante Aristóteles (2005), estão classificados em judiciário, deliberativo e epidítico. No que diz respeito a classificação do gênero sermão, é oportuno ressaltar que está inserido no gênero epidítico, pois visa censurar, aconselhar.

De acordo com Reboul (2004), as partes do discurso são: exórdio; narração; confirmação; e peroração.

Górgias (480/378 a.C.) nasceu em na colônia grega de Leotinos, na Sicília e teria vivido mais de cem anos e morrido na cidade de Larissa.

Uma pessoa que possui uma boa retórica é aquela capaz de construir bons argumentos, otimizando tanto aspectos racionais quanto emocionais.