Qual foi o maior orador do Brasil?

Perguntado por: nmaia2 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 10 votos

Rui Barbosa

Rui Barbosa é considerado um dos mais brilhantes oradores da história do Brasil. Essa fama de grande orador é tão forte que costumamos chamar de Rui Barbosa aquele que impressiona pela sua capacidade oratória.

1 – Joaquim Nabuco – este é um clássico entre os oradores brasileiros. Jornalista, político e diplomata, foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e da Sociedade Antiescravidão Brasileira.

Demóstenes

Ouça o texto abaixo! Político e o maior dos oradores gregos e da Antigüidade, segundo Plutarco, nascido em Atenas, associou a honradez política com o ideal democrático e, pelo seu simbolismo, alguns historiadores o consideram o maior orador de todos os tempos.

O termo latino orātor derivou, na nossa língua, em orador. O conceito usa-se para designar o sujeito que se expressa publicamente, em geral através de algum tipo de discurso ou dissertação.

Colocava um punhado de pedras entre a boca e colocava uma faca entre os dentes. Assim, se obrigava a falar sem gaguejar. Depois de vários anos com esta disciplina de treinamento, Demóstenes conseguiu falar normalmente.

Significado de Orador
substantivo masculino Pessoa que pronuncia um discurso diante do público. Homem eloquente, que fala bem e fluentemente. Orador sacro, aquele que pronuncia sermões; pregador.

Demóstenes

Após treinamento que demandou enorme esforço, Demóstenes venceu a gagueira e se tornou o maior orador da Grécia. Sua vida como orador e político foi dedicada à defesa de Atenas que se via ameaçada por Filipe II da Macedônia.

Aristóteles, sendo o filósofo grego considerado o "pai da oratória ocidental", tendo escrito o tratado "Retórica", onde descreve as técnicas e habilidades necessárias para se tornar um bom orador.

Religioso, filósofo, diplomata e escritor, é também considerado um dos maiores oradores portugueses.

Um bom orador é aquele que logra transmitir todo o conteúdo da sua fala com clareza, sem deixar dúvidas para aquele que o escuta, seja qual for o contexto no qual está inserido. E o orador convincente? Bem, esse tipo de orador está ligado ao que se chama de “oratória persuasiva”.