Quem ensinava a retórica?

Perguntado por: eferrari5 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
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Os sofistas eram conhecidos na Grécia como sendo tutores ou professores itinerantes, pois percorriam as cidades-estados levando conhecimento e ensinando a arte da retórica e argumentação aos indivíduos que desejassem pagar pelo conhecimento.

Foram os sofistas que fizeram o primeiro estudo que se tem registro sobre o poder da linguagem, considerando sua capacidade de persuasão. Em função disso, o nascimento da Retórica é datado do século V antes de Cristo, na Sicília.

Protágoras

A Retórica foi popularizada a partir do século V a.C. por mestres peripatéticos (itinerantes) conhecidos como sofistas. Os mais conhecidos destes foram Protágoras (481–420 a.C.), Górgias (483–376 a.C.), e Isócrates (436–338 a.C.).

Górgias (480/378 a.C.) nasceu em na colônia grega de Leotinos, na Sicília e teria vivido mais de cem anos e morrido na cidade de Larissa.

Aristóteles

Atribui-se a Aristóteles, na Antiguidade clássica, a sistematização dos estudos sobre os meios de persuasão em quatro dimensões argumentativas: a demonstração, a retórica, a sofística e a dialética (Menezes, 2004.

Os sofistas eram considerados mestres da retórica e da oratória, acreditavam que a verdade é múltipla, relativa e mutável.

Portanto, a retórica é o estudo e o ensinamento de um modo de falar bem, com eloquência, articulando as palavras de modo a convencer o interlocutor.

37); a raiz etimológica da retórica radica no grego “ῥητορικὴτέχνη”, tendo derivado para o latim “rhetorica”, designando, desde os primórdios, a arte ou a técnica de bem falar, mais precisamente o falar para persuadir (REALE; ANTISERI, 1990, p.

Tanto a história quanto a retórica surgiram e se configuraram como áreas do conhecimento na Grécia clássica e desde esta época já interagiam, seja para aproximarem-se ou afastarem-se em suas características fundamentais.

Para Aristóteles a função da retórica não era a de “somente persuadir, mas ver o que cada caso comporta de persuasivo” (Retórica, I, 2, 135 a-b)14. Nesse sentido a retórica é a arte de procurar, em qualquer situação, o meio de persuasão disponível.

Os gêneros retóricos, consoante Aristóteles (2005), estão classificados em judiciário, deliberativo e epidítico. No que diz respeito a classificação do gênero sermão, é oportuno ressaltar que está inserido no gênero epidítico, pois visa censurar, aconselhar.

Aristóteles, na obra Arte Retórica, pretendeu apresentar uma techné, a qual visava examinar o que era persuasivo para vários tipos de indivíduos, pois, a retórica é a faculdade de considerar o que pode ser apropriado para persuadir. Podem ser identificadas três categorias principais: O logos, o Ethos e o Páthos.