Quais são os elementos da retórica?

Perguntado por: unogueira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Três aspectos fundamentais suportam o discurso retórico em Aristóteles: ethos, pathos e lógos. Ethos é princípio ético que orienta a argumentação. Pathos é o apelo aos sentimentos evocados pelo orador em seus argumentos. Lógos é a estrutura lógica da argumentação.

O que é Retórica:
Tem como objetivo expressar ideias de forma mais eficaz e bonita, sendo também responsável pelo aumento da capacidade de persuasão. A retórica corresponde à formulação de um pensamento através da fala e por isso depende em grande parte da capacidade mental do orador.

Na retórica de Aristóteles, pathos, ethos e logos são os três pilares fundamentais. Ethos apela para ética, pathos ao sentimento ou às emoções, e logos para a lógica. Atualmente, esses três aspectos são considerados formas diferentes de convencer um público sobre determinado tema, crença ou conclusão.

Aristóteles, na obra Arte Retórica, pretendeu apresentar uma techné, a qual visava examinar o que era persuasivo para vários tipos de indivíduos, pois, a retórica é a faculdade de considerar o que pode ser apropriado para persuadir. Podem ser identificadas três categorias principais: O logos, o Ethos e o Páthos.

Considerada uma arte, no sentido de ser uma técnica, a retórica é o ato de falar bem, de convencer e de ser eloquente, ou seja, de orquestrar as palavras de um modo que o emissor da fala transmita ao receptor um sentido preciso, organizado, consistente e, consequentemente, convincente.

Existem, segundo Aristóteles, três géneros de discurso retórico: o deliberativo, o judicial e o epidíctico. Cada um destes géneros tem características específicas que ajudam a caracterizá-los e, ao mesmo tempo, a distingui-los uns dos outros.

Em seu livro “Retórica”, Aristóteles estabelece três tipos para essa arte: forense, demonstrativa e deliberativa.

Para desenvolver uma boa oratória, é indispensável desenvolver três pilares centrais: o conteúdo, a expressão corporal e a expressão verbal. É a partir desses três pilares básicos e essenciais que podemos pensar em estratégias para a comunicação.

Pathos, ethos e logos são os três aspectos, de acordo com Aristóteles, considerados formas diferentes de convencer um público sobre determinado tema, crença ou conclusão. Ethos está ligado à ética, pathos ao sentimento ou às emoções, e logos para a lógica.

Nele, o filósofo dividiu a oratória em 3 Pilares fundamentais, sendo eles: ETHOS, PATHOS, LOGOS.

Parte fundamental de qualquer texto, ela consiste, basicamente, em persuadir seu interlocutor a fazer algo que você gostaria que ele fizesse. Quando elaboramos um artigo cujo objetivo é converter um lead, por exemplo, aplicamos a retórica para convencê-lo a seguir adiante em sua jornada de compra.