Qual era a função inicial da retórica?

Perguntado por: salves7 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Pensando na Grécia Antiga, a retórica era um importante instrumento político, filosófico e jurídico. Na Idade Média, os escolásticos aprendiam, entre outras técnicas básicas, a retórica, que era instrumento para promover os debates filosóficos e teológicos.

A retórica é a arte de falar bem. Ela é fundamental para constituir-se um discurso convincente e para estabelecer qualquer base filosófica racional. A retórica pode ser utilizada como instrumento de manipulação da opinião. A retórica é, basicamente, a arte de falar bem.

Para Aristóteles a função da retórica não era a de “somente persuadir, mas ver o que cada caso comporta de persuasivo” (Retórica, I, 2, 135 a-b)14. Nesse sentido a retórica é a arte de procurar, em qualquer situação, o meio de persuasão disponível.

Retórica é uma palavra com origem no termo grego rhetorike, que significa a arte de falar bem, de se comunicar de forma clara e conseguir transmitir ideias com convicção. A retórica é uma área relacionada com a oratória e dialética, e remete para um grupo de normas que fazem com que um orador comunique com eloquência.

A retórica, do grego rhêtorikê, significa a arte da persuasão por meio de palavras.

A arte de falar bem, conhecida pelos gregos antigos como retórica (rhêtorikê), advém do conjunto de técnicas antigas que compunham a atividade política, filosófica e cultural da pólis. Arte, nesse sentido, é entendida como técnica e é sinônimo do modo de operar, modo de fazer, ou como fazer.

A retórica seria apenas um instrumento de persuasão dos outros, fosse para que fim fosse, de persuadir pela palavra os juízes no Tribunal, os senadores no Conselho, o povo na Assembleia, enfim os participantes de qualquer espécie de reunião política e, assim, com esse poder fazer seus escravos o médico e o professor de ...

4 Para Aristóteles, a retórica trata do discurso dirigido ao homem real, com suas paixões e hábitos culturais, enquanto a dialética se ocupa de um homem abstrato, sendo este idealizado como alguém que se identifica com o código linguístico de seu interlocutor.

Aristóteles, na obra Arte Retórica, pretendeu apresentar uma techné, a qual visava examinar o que era persuasivo para vários tipos de indivíduos, pois, a retórica é a faculdade de considerar o que pode ser apropriado para persuadir. Podem ser identificadas três categorias principais: O logos, o Ethos e o Páthos.

Górgias (480/378 a.C.) nasceu em na colônia grega de Leotinos, na Sicília e teria vivido mais de cem anos e morrido na cidade de Larissa.

Sendo a retórica sofista um instrumento vazio de conteúdos que possui como finalidade apenas a valorização do discurso (seja ele de caráter verdadeiro ou não) e da persuasão para o alcance de interesses.