O que é saúde?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 3 votos

A definição de saúde possui implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e doença; sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.

Gozar de saúde significava não padecer de enfermidade, estar em harmonia consigo mesmo e com o meio. Em 1.947 a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”.

Segundo a OMS, o conceito de saúde pode ser definido como a soma do bem-estar físico, mental e social de cada indivíduo.

Resumindo: ter saúde é ter qualidade de vida. Estando em equilíbrio com as condições físicas, psíquicas e espirituais fica mais fácil adquirir um conjunto de hábitos que nos trarão satisfação diária e, também, a prevenção de problemas no futuro, sejam eles de ordem física ou mental.

A saúde é considerada o equilíbrio existente dentro de uma pessoa, é a sua qualidade de vida, estar próximo das pessoas que você ama, é conseguir realizar os seus sonhos. Além disso, é o estado de completo bem-estar físico, mental e social, tanto em sua vida pessoal quanto profissional.

Saúde, em português, deriva de salude, vocábulo do século XIII (1204), em espanhol salud (século XI), em italiano salute, e vem do latim salus (salutis), com o significado de salvação, conservação da vida, cura, bem-estar.

Saúde social
Diz respeito à capacidade que o indivíduo tem de interagir em sociedade. Não é apenas o contato com outras pessoas, mas o modo de se relacionar com elas de uma forma saudável e equilibrada para todos. É prosperar nos ambientes sociais.

O que é definido como único na Constituição é um conjunto de elementos doutrinários e de organização do Sistema Único de Saúde, os princípios da universalização, da equidade, da integralidade, da descentralização e da participação popular.

Conselho Nacional de Saúde. O Pacto pela Saúde, aprovado pelo CNS em fevereiro, está estruturado em três pilares: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gestão.

A saúde, de fato, deve ser entendida como um componente da qualidade de vida, além de um direito social que se vincula inclusive ao bem comum. A doença, por sua vez, se refere a um conjunto de sintomas e sinais que podem afetar o bem-estar do paciente, seja num nível físico, mental ou mesmo social.

Muito além da ausência de doenças, é preciso considerar o bem-estar físico, mental e social. Pode parecer óbvio dizer que uma pessoa está saudável quando não está doente. Essa ideia não está totalmente errada, mas o conceito de saúde pode ser ainda mais amplo.

Melhora na qualidade de vida: Quando cuidamos da nossa saúde e bem-estar, podemos desfrutar de uma vida mais plena e saudável, com mais disposição para as atividades diárias e menos riscos de desenvolver doenças.

Conheça os principais fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT)

  • Sedentarismo. O sedentarismo é o quarto maior fator de risco de mortalidade global, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). ...
  • Tabagismo. ...
  • Obesidade. ...
  • Hipertensão. ...
  • Diabetes. ...
  • Consumo excessivo de álcool. ...
  • Alimentação inadequada.

O bem-estar físico; O bem-estar mental; O bem-estar psicológico; O bem-estar emocional.

Saúde mental no ambiente corporativo: o jeito de trabalhar mudou!

  • Saúde Física. Não é segredo que cuidar do corpo é essencial. ...
  • Saúde Mental. ...
  • Saúde Social. ...
  • Saúde Financeira. ...
  • Saúde Profissional. ...
  • Saúde Espiritual. ...
  • Saúde Intelectual. ...
  • Saúde Familiar.