O que é sarcopenia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 8 votos

O que é a sarcopenia? Trata-se de uma alteração da musculatura esquelética caracterizada pela redução da força e da massa muscular secundária ao envelhecimento, podendo comprometer o desempenho físico do indivíduo.

Causas da sarcopenia
A causa principal da sarcopenia é o próprio processo natural de envelhecimento, já que começamos a perder massa e força muscular por volta dos 40 anos de idade.

Quais são os sintomas de Sarcopenia? Os sintomas da sarcopenia são perda da força, braços e pernas finas, quedas frequentes, dificuldade para manter equilíbrio, quedas e depressão. Esses são alguns agravantes ocasionados pela sarcopenia.

Exercitar-se fisicamente e seguir uma dieta equilibrada com orientação profissional são os meios mais eficazes de prevenir ou minimizar a sarcopenia.

Telles aponta dois grandes grupos de exercícios físicos que podem colaborar para reverter o quadro. Os exercícios “de força”, como a musculação que se vê tradicionalmente nas academias, e os exercícios aeróbicos, como correr na esteira e pedalar que estão associados ao sistema cardiovascular.

Estudos indicam que é possível inclusive reverter a doença, bastando balancear uma vida mais saudável, com atividades físicas e boa alimentação. Alimentos ricos em proteínas, cálcio, colágeno e até mesmo a vitamina D devem ser considerados para uma vida mais equilibrada.

O exame densitometria óssea, considerado padrão ouro para a avaliação da massa muscular corporal, é um dos principais exames para diagnóstico da sarcopenia.

O que fazer para reverter a sarcopenia? Sim, é possível reverter a sarcopenia com hábitos de vida mais saudáveis – e não vale só exercícios físicos ou só uma alimentação mais natural.

1. Consumir diariamente alimentos ricos em proteínas como: carnes em geral (bovina, peixe, frango), ovo, leite e derivados (iogurte natural, coalhada e queijos), soja, quinoa, tofu e feijão (todos os tipos). O Ministério da Saúde recomenda a ingestão diária de 0,8 g de proteína para cada quilo de peso corporal.

Sarcopenia em idosos: qual a relação entre a doença e o envelhecimento? O decréscimo da massa muscular se inicia de forma fisiológica por volta da quarta década de vida.

BCAA. O BCAA é também um dos melhores suplementos para ganhar massa muscular. Ele contém aminoácidos essenciais para o desenvolvimento de músculos em atletas e esportistas. É um suplemento que pode ser consumido tanto antes, como após os treinos, já que sua função é reduzir o cansaço e o desgaste, durante a atividade.