O que é sagu e onde comprar?

Perguntado por: nfarias . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 11 votos

O sagu é uma sobremesa originária da Serra Gaúcha, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, sendo bastante popular em toda a região Sul do país. Ela é feita com bolinhas de fécula de mandioca cozidas, sendo muito comum o uso do vinho tinto. Também pode ser usado leite ou diferentes sucos no cozimento.

Sagu com preço baixo está no Tenda Atacado!
As melhores ofertas estão no Tenda Atacado. Aqui, você pode comprar diretamente pela internet e retirar quando e onde for mais conveniente. Experimente esse novo jeito de comprar sagu Yoki no Tenda Atacado.

O Que é Sagu? O sagu é uma sobremesa brasileira, bastante popular nos estados da região do Sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul. A sobremesa é elaborada com bolinhas de fécula de mandioca cozidas e vinho tinto, ou suco de uva tinto.

O sagu que nós conhecemos no Brasil é feito a partir da fécula de mandioca, um tipo de amido também conhecido como tapioca. Durante o processo de produção, a fécula de mandioca é transformada em bolinhas duras e opacas que, depois de cozidas, ficam macias e quase transparentes.

SAGU KG por R$18,90.

O sagu em si não tem gosto nem cheiro, mas como é bastante permeável, presta-se a diversos usos, pois absorve bem os líquidos e as cores, sendo versátil na preparação de doces e salgados.

No Brasil, o termo refere-se principalmente ao produto amiláceo derivado da raiz de mandioca, também conhecido como tapioca artificial, pérola, ou sagu artificial; similar à tapioca, porém seu processo produtivo transforma a fécula de mandioca em bolinhas duras e opacas também usado na alimentação.

O sagu é parecido com a tapioca granulada, exceto que seu processamento é um pouco diferente, para dar a ele seu característico aspecto perolado. O sagu ao vinho é um doce tradicional português. A puba é uma massa de mandioca fermentada que serve para fazer um bolo típico.

Sagu (do malaio sago ou sagu) refere-se originalmente ao amido extraído das palmeiras de sagu (saguzeiros), que tem sido usado na produção das bolinhas (pérolas) de sagu, na culinária do Sudeste Asiático.

Em todo o Brasil o sagu é mais empregado em receitas doces, servido como sobremesa que também é chamada de Sagu, feito com vinho, leite, suco de uva, suco de laranja, suco de abacaxi, leite de coco, temperado ou não com especiarias, gengibre e/ou ervas aromáticas. Não se descarta seu uso em pratos salgados e sopas.

Assim como a tapioca, o sagu também é proveniente da mandioca. Por isso, é considerado um ingrediente saudável para quem deseja emagrecer: ao mesmo tempo em que é pobre em gorduras, apresenta nutrientes como vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e potássio, que são fundamentais em uma dieta balanceada.

O sagu normalmente é feito a partir da farinha muito fina da mandioca, que se chama fécula, tornando-se um tipo de tapioca em grãos, podendo ser consumido por celíacos, por não conter glúten. No entanto, ele não contém fibras, sendo desaconselhado em casos de prisão de ventre e diabetes, por exemplo.

· Carne magra: na chapa, grelhada, assada ou cozida; · Gelatina, sagu, manjar, pudim ( sem farinha), cremes, frutas cozidas (em pequena quantidade); - Salada de frutas, podendo acrescentar clara em neve.

Por exemplo, se não tiver ou não quiser comprar o sagu substitua aplicando a essência em um pedaço de papelão. Para fechar use fita de cetim ou outro material. Tecido também fica legal com juta, algodão crú.