O que é ritmo e harmonia?

Perguntado por: agalvao . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 3 votos

Assim como a harmonia consegue expressar uma série de emoções, o ritmo também tem esse poder de transmitir intenções ou sensações. Ao mudar o ritmo de uma música você consegue deixar ela mais dançante, lenta ou calma, por exemplo, o que vai interferir em como o ouvinte recepciona o conjunto todo.

Ritmo é a sucessão regular dos tempos fortes e fracos em uma frase musical. Indica o valor das notas, conforme a intensidade e o tempo. Pode ser sinônimo de cadência (sons cadenciados) em intervalos de tempo periódicos. O ritmo está ligado à música, mas também a outras formas de arte, como a poesia, por exemplo.

Como o próprio nome já diz, a harmonia está relacionada à arte de combinar os sons, de fazer com que diferentes sons soem em “harmonia” entre si. Musicalmente falando, a harmonia é o estudo dessa combinação de sons e a relação dos intervalos que existe entre eles.

Harmonia Musical. No ramo da música, harmonia é um conjunto de notas que serve como base para a melodia (ou voz principal) da música. Ou seja, os acordes de uma música formam a harmonia.

É a combinação simultânea de sons (tocados ao mesmo tempo), como por exemplo, um acorde no violão ou várias vozes cantando simultaneamente em um coral.

Ritmo pode ser descrito como um movimento coordenado, uma repetição de intervalos musicais regulares ou irregulares, fortes ou fracos, longos ou breves, presentes na composição musical. O termo ritmo tem origem na palavra grega rhytmos, que significa qualquer movimento regular, constante, simétrico.

O ritmo pode ser individual (ritmo próprio), grupal (caracterizado muito bem pela dança, o nado sincronizado e por uma série de atividades por equipe), mecânico (uniforme, que não varia), disciplinado (condicionamento de um ritmo predeterminado), natural (ritmo biológico), espontâneo (realizado livremente) e refletido ...

Uma melodia, geralmente, é composta por apenas uma nota produzida de cada vez, ao passo que a harmonia consiste em um conjunto de várias notas tocadas simultaneamente.

Harmonia ocorre sempre que duas ou mais notas de diferentes graus são tocadas ao mesmo tempo. Harmonia se aplica estritamente aos instrumentos tonais, então palmas e sapateados ao mesmo tempo não criarão uma harmonia.

Tipos de harmonia musical
A harmonia musical coordenada segue um relacionamento direto (adjacente), não um relacionamento indireto em um relacionamento subordinado. O período de intervalo produz harmonia simétrica. A harmonia fechada e a harmonia aberta usam acorde fechado e acorde aberto, respectivamente.

A proporção e a correspondência de uma coisa com outra, por conseguinte, é a harmonia: “Se pintares as paredes com estas cores, vais acabar por comprometer a harmonia do estilo”, “Preciso de trocar as cadeiras para criar harmonia no salão”. A harmonia também diz respeito às relações cordiais e amistosas.

A forma correta de escrita da palavra é harmonia, com h inicial. A palavra armonia, iniciada com a, está errada. O substantivo feminino harmonia indica o equilíbrio e a proporção entre diversos elementos, que resultam numa combinação agradável e aprazível.

Não existem instrumentos exclusivamente harmônicos, ou seja, todo instrumento capaz de emitir harmonia também é capaz de realizar melodia. E assim os instrumentos capazes de emitir melodia, tanto quanto harmonia são oviolão, piano, acordeom, guitarra, cavaquinho, bandolim, harpa