Como descobrir o ritmo de um poema?

Perguntado por: eandrade . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 19 votos

Conceitualmente, o ritmo de um poema é determinado pela “alternação uniforme de sílabas tônicas (fortes) e não tônicas (fracas), dispostas em cada verso de uma composição poética, bem como pelos recursos utilizados pelo poeta e pela forma como ele os organiza dentro de seu texto”.

Ritmo e métrica
A quantidade de sílabas determina a métrica do verso, enquanto a posição das sílabas tônicas lhe define o ritmo. Alguns desses ritmos têm denominação própria.

Sonoridade: Refere-se ao som, ou seja, as rimas são criadas para que um poema tenha um som agradável. Ritmo: É uma alternância desses sons, digamos que ele que dá gingado ao poema. Todos esses recursos são empregados por meio dos versos, aquelas famosas linhas do poema.

O ritmo do poema é propiciado mediante a sonoridade, numa sucessão de sílabas tônicas e átonas - sílabas poéticas, as quais distinguem-se das sílabas gramaticais. O ritmo traz à poesia a musicalidade e o sentimentalismo.

Ritmo é a sucessão regular dos tempos fortes e fracos em uma frase musical. Indica o valor das notas, conforme a intensidade e o tempo. Pode ser sinônimo de cadência (sons cadenciados) em intervalos de tempo periódicos. O ritmo está ligado à música, mas também a outras formas de arte, como a poesia, por exemplo.

O ritmo se encontra vinculado de modo estreito ao compasso, o tipo de compasso que seja empregado definirá o tanto o acento como as notas musicais a serem empregadas em uma composição. O ritmo não se escreve em um pentagrama, unicamente com a figura musical que define a duração do pulso.

O ritmo pode ser individual (ritmo próprio), grupal (caracterizado muito bem pela dança, o nado sincronizado e por uma série de atividades por equipe), mecânico (uniforme, que não varia), disciplinado (condicionamento de um ritmo predeterminado), natural (ritmo biológico), espontâneo (realizado livremente) e refletido ...

O ideal é intercalar com estruturas diferentes para dar mais movimento e dinamismo ao texto. Dessa forma, as frases curtas ganham mais importância quando intercaladas com frases mais longas e vice-versa.

O ritmo é a sucessão de sons fortes (tônicos) e fracos (átonos) que se alternam no verso. Essas alternâncias produzem elevações e baixas de voz que, associadas a pausas menores e maiores dão a sensação agradável que experimentamos na leitura do poema em voz alta.

Do latim rhythmus, o ritmo é uma ordem cadenciada na sucessão das coisas. Trata-se de um movimento controlado ou calculado que se produz pela ordenação de elementos diferentes.

Os tipos de poesia são: elegia, écloga, ode, epitalâmio, sátira e madrigal. Já o poema é uma estrutura textual que apresenta versos, estrofes e, na maioria das vezes, rimas.

Tudo sobre as rimas
Ou seja, há uma repetição de sons, e é essa repetição que faz com que haja sonoridade e ritmo. O efeito que as rimas provocam no ritmo do poema é de musicalidade e sonoridade, fazendo com que o leitor tenha a sua atenção redobrada e este consiga se prender à leitura.

Conta-se da primeira sílaba da primeira palavra até a sílaba tônica da última palavra do verso; o que vier depois é ignorado. A última sílaba tônica de cada verso são as que estão em negrito, portanto a contagem não pode passar delas, como consta entre parênteses.

Veja a lista a seguir!

  1. Métricas de atendimento. Essas métricas são fundamentais para otimizar o modo como a empresa se relaciona com o seu público-alvo. ...
  2. Métricas de análise de resultados. Essas métricas são utilizadas para avaliar o impacto das decisões tomadas pelos gestores. ...
  3. Métricas de performance. ...
  4. Métricas de vendas.