O que é reumatismo?

Perguntado por: ubaptista . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 15 votos

Popularmente conhecidas como reumatismo, as doenças reumáticas representam um conjunto de diferentes doenças que acometem o aparelho locomotor, ou seja, ossos, articulações (“juntas”), cartilagens, músculos, tendões e ligamentos.

Reumatismo é um termo usado para caracterizar mais de 200 doenças que afetam articulações, músculos, ligamentos, tendões e o esqueleto, que acomete pessoas idosas. As mais conhecidas são: artrite reumatóide e artrose. Essas doenças afetam cartilagens e articulações, provocando dor, deformação e limitação de movimentos.

Quais os sinais de reumatismo?

  • Dores nas articulações, principalmente por mais de seis semanas.
  • Vermelhidão, calor e inchaço nas articulações.
  • Dificuldade para movimentar as articulações ao acordar.
  • Dores ao esticar os braços sobre a cabeça.
  • Dores ao elevar os ombros até tocar o pescoço.

COMO TRATAR REUMATISMO
Mas há diversas práticas que são comuns no tratamento de doenças reumatológicas como a ingestão de medicamentos para dores e inflamações, fisioterapia, dieta rica em alimentos anti-inflamatórios, e incentivo a prática de atividades físicas.

Em casos mais graves, o reumatismo causar dores crônicas nas articulações, além de deformidades ósseas e articulares. Esse grupo de doenças também pode afetar outros órgãos, com sinais como erupções na pele, inflamação nos olhos, dor de cabeça, tontura e problemas de coordenação motora.

Veja quais são os alimentos que você deve evitar: Sal e açúcar - quando consumidos em excesso, podem aumentar a intensidade da dor nas pessoas com AR. Gordura saturada - presente em produtos industrializados, carne vermelha e laticínios integrais, agravam o processo inflamatório da doença.

Medicamentos modificadores do curso da doença – sintéticos

  • Metotrexato: comprimidos de 2,5 mg; frascos de 50 mg/2ml.
  • Sulfassalazina: comprimidos de 500 mg.
  • Leflunomida: comprimidos de 20 mg.
  • Hidroxicloroquina: comprimidos de 400mg.
  • Cloroquina: comprimidos ou cápsulas de 150 mg.
  • Tofacitinibe: comprimido de 5mg.

Os exames comumente mais utilizados são VHS (velocidade de hemossedimentação), PCR (proteína C reativa), ASLO (antiestreptolisina O), FR (fator reumatóide), FAN (veja aqui - fator antinuclear), ANCA (anticorpos anticitoplasma de neutrófilo).

As doenças reumáticas podem ocorrer em qualquer idade, desde crianças até idosos. . O termo reumatismo não significa uma doença específica, mas sim um grupo de doenças que abrange mais de 100 enfermidades, que possuem em comum a dor e/ou inflamação das articulações como sua principal característica.

Os sintomas mais comuns do reumatismo nas pernas costumam ser dor e inchaço nas articulações afetadas. A dor pode variar de leve a grave, dependendo da gravidade da condição, confira: Dor nas articulações: a dor pode ser leve ou intensa, e pode ser sentida em uma ou várias articulações.

Quem sofre de artrite reumatoide pode ser considerado incapacitado para o trabalho. Porém, só será considerado incapacitado para o trabalho quando há um limitação física para o trabalho que a pessoa exerce.

Tratamento para artrite reumatoide

  • Chá de gengibre. O gengibre é rico em gingerol, chogaol e zingerona que são substâncias anti-inflamatórias e imunomoduladoras. ...
  • Óleo essencial de boswellia. O ólos essencial de boswellia, pode ser encontrado em lojas de produtos naturais. ...
  • Pomada de arnica. ...
  • Chá verde.

Se os sintomas forem crônicos e acompanhados de sinais inflamatórios como dor, calor, vermelhidão e dificuldade de movimento, o reumatologista é o especialista mais indicado.

Alimentos que devem ser evitados
Carne vermelha e de porco, aves, ovos e manteiga. Isso porque são alimentos de origem animal que contêm muita gordura saturada, o que é prejudicial para o paciente, pois aumentam a inflamação das articulações.

Ao contrário do que muitos imaginam, a cafeína é benéfica para o nosso organismo, ajudando a controlar uma série de doenças e até a diminuir o ácido úrico. Então, o café pode ser tomado sim tranquilamente, porém, em nenhum caso deve consumido de forma exagerada!