O que é retículo endoplasmático rugoso?

Perguntado por: oresende . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 14 votos

O retículo endoplasmático, quando associado aos ribossomos, adquire uma aparência áspera, motivo pelo qual é chamado de rugoso ou granular. Está localizado no citoplasma, próximo ao núcleo, sendo a sua membrana uma continuação da membrana nuclear externa.

Retículo endoplasmático liso ou retículo endoplasmático agranular (REL) É formado por uma rede de membranas internas que ocupa uma grande parte do citoplasma muito próximo ao núcleo. O retículo liso não possui ribossomos aderidos na sua superfície. Ele também pode ser chamado de retículo endoplasmático agranular.

Além da segregação de proteínas, o retículo endoplasmático rugoso participa de processos como produção de fosfolipídios, síntese de proteínas de membrana, glicosilação (adição de açúcares às proteínas) inicial das glicoproteínas e montagem de moléculas proteicas formadas por várias cadeias polipeptídicas.

O retículo endoplasmático está relacionado com diversas funções na célula. Dentre elas, podemos citar a produção de lipídios e proteínas que ocorre na membrana dessas organelas. Além disso, essa estrutura armazena cálcio, servindo como uma fonte de armazenamento intracelular.

Retículo endoplasmático rugoso (RER): é formado por sistemas de túbulos achatados e ribossomos aderidos à membrana, o que lhe confere aspecto granular. Tem como função segregar do citosol proteínas destinadas à exportação, ou para uso intracelular em organelas como os lisossomos, por exemplo.

O Retículo Endoplasmático Rugoso é uma organela presente nas células eucariontes, sendo um complexo de sistema de membranas com diversos túbulos e cisternas. Ele é caracterizado por apresentar ribossomos aderido à superfície externa da membrana, preenchido por sacos achatados conhecidos como cisternas.

ribossomos

Os ribossomos são estruturas celulares responsáveis pela síntese de proteínas.

Os tipos de retículos endoplasmáticos
A diferença entre os dois é simples, o rugoso, em sua parede externa, possui ribossomos, que são pequenos organóides fabricantes de proteínas. O liso, não possui estes ribossomos (por isso ele chama liso).

Funções. As principais funções do complexo de Golgi são o armazenamento, transformação e exportação das substâncias das células. Quando eliminadas por essa estrutura, as substâncias vão para outras partes do corpo.

Retículo Endoplasmático Rugoso
Esses ribossomos sintetizam as proteínas que serão transportadas pelo retículo ou processadas e transformadas por enzimas do interior das cisternas, como ocorre na formação de algumas glicoproteínas, por exemplo.

Este sistema inclui o próprio envoltório nuclear assim como o retículo endoplasmático e o complexo de Golgi. Você deve ter visto também que estas organelas, incluindo o núcleo, surgiram de invaginações da membrana plasmática que ocorreram durante a evolução gradual das células eucariontes, a partir das procariontes.

O Retículo Endoplasmático Não Granuloso é responsável pela síntese de ácidos graxos, de fosfolipídios e de esteróides.

Foi descoberto em 1945 pelo citologista belga Albert Claude. A microscopia eletrónica revelou a presença, no interior do citoplasma, de um retículo de membranas lipoproteicas que foi denominado retículo endoplasmático (RE).

Função da membrana plasmática
Controla as substâncias que entram e saem da célula; Detecta sinais do meio externo; Em células vegetais, coordena a síntese e o agrupamento das microfibrilas da parede celular.

Organelas celulares são estruturas envolvidas por membranas que apresentam funções específicas. As organelas celulares estão presentes nas células eucariontes. O núcleo é a organela mais proeminente da célula eucarionte e destaca-se por possuir em seu interior os cromossomos e o nucléolo.