O que é ressonancia magnetica?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 12 votos

A ressonância magnética é uma técnica de imagem médica usada em radiologia para formar imagens da anatomia e dos processos fisiológicos do corpo, tanto na saúde como na doença. Os scanners de RM usam campos magnéticos fortes, ondas de rádio e gradientes de campo para gerar imagens dos órgãos no corpo.

A ressonância magnética (RM) é um exame de diagnóstico por imagem não invasivo, seguro e completamente indolor. O equipamento com tecnologia de ponta gera imagens anatômicas detalhadas e tridimensionais de órgãos e tecidos moles.

Ressonância é um fenômeno físico que ocorre quando uma força é aplicada sobre um sistema com frequência igual ou muito próxima da frequência fundamental desse sistema. A ressonância ocasiona um aumento na amplitude de oscilação maior do que aquele ocasionado por outras frequências.

A tomografia computadorizada oferece imagens horizontais e em três dimensões (3D), sendo normalmente solicitada para diagnósticos mais simples ou focados em análise óssea. Já a ressonância magnética caracteriza tecidos muito bem, diferenciando água e gordura e permitindo diagnósticos mais complexos e detalhados.

Para realizar a ressonância magnética é necessário que o paciente fique deitado em uma maca que desliza para dentro do aparelho, uma espécie de tubo fechado. O exame pode durar de 20 a 90 minutos, dependendo da parte a ser analisada.

A ressonância magnética é altamente eficiente para diagnosticar esclerose múltipla, tumores no cérebro e na glândula pituitária, infecções no cérebro e nas articulações, infecções na medula espinhal, lesões nos ombros, tendinite, derrame em estágio inicial, ligamentos rompidos no pulso, joelho e tornozelo.

Por ser considerado um exame capaz de entregar imagens detalhadas dos tecidos, ele é indicado para identificar problemas como: Rastreamento de câncer, tumores, cistos e anomalias. Identificação de lesões e anormalidades nos ombros, joelhos, coluna e articulações. Diagnóstico de doenças neurológicas.

Essa movimentação é captada pelo aparelho e transferida para um computador na forma de imagens. Em geral, o tempo total de duração do exame é de 15 a 30 minutos. Mas pode durar até 2 horas, dependendo da área a ser examinada.

Quanto custa? O preço da ressonância magnética pode variar entre R$ 800 e R$ 1.000*, dependendo da área diagnosticada, segmentos avaliados e complexidade do exame.

No que tange às diferenças de precisão entre os dois exames, podemos dizer que, em alguns tecidos, a ressonância magnética é capaz de produzir um maior grau de detalhamento em relação à tomografia. Isso pode ser extremamente relevante na identificação de patologias do cérebro, por exemplo.