O que é regencia verbal?
Na gramática e na teoria linguística, regência se refere à relação entre a palavra e seus dependentes.
O que é regência verbal e exemplos
Regência verbal é a relação existente entre o verbo e os seus complementos, ou seja, é a forma como o verbo se liga ao objeto direto e ao objeto indireto. Essa ligação entre o verbo e os complementos verbais pode ser feita através do uso de uma preposição ou sem a presença de uma preposição.
O que é a regência do verbo
Chamamos de regência verbal a relação que se estabelece entre os verbos e os termos que os complementam (objetos diretos e objetos indiretos) ou caracterizam (adjuntos adverbiais). Os verbos podem ser intransitivos e transitivos.
Como identificar a regência verbal
Para saber se a oração que você está analisando se trata de uma regência verbal sem preposição, ou seja, com objeto direto, a pergunta para o termo regente — ou seja, o verbo — será “o quê” ou “quem”. Assim, o termo regido será acompanhado apenas por artigo quando for necessário.
O que é regência verbal resposta
A regência verbal é a relação entre um verbo (termo regente) e um complemento (termo regido). Esse complemento pode ser preposicionado ou não.
Quais são os tipos de regência
A regência pode ser classificada em regência verbal ou regência nominal, conforme a natureza do termo regente:
- Na regência verbal o termo regente é um verbo;
- Na regência nominal o termo regente é um nome.
Como saber a regência de um nome
3) Regência Nominal
A regência nominal ocorre quando um nome (substantivo abstrato, adjetivo ou advérbio) é transitivo e, por conseguinte, exige um complemento. Vejamos os exemplos abaixo: O acesso ao estudo é a chave do desenvolvimento do país. A sociedade é obediente às leis.
Qual é a regência do verbo gostar na frase
No sentido de achar bom, ter afeição, aprovar, "Gostar" é Transitivo Indireto e exige a preposição de: Gosto de maçã.
Qual a diferença entre regência verbal e concordância verbal
Se a sintaxe de regência trata da complementação de um termo, seja ele nome ou verbo, a concordância, por sua vez, trata da relação entre dois termos que agregam significados à oração. Da mesma forma que a regência, a concordância também pode ser verbal ou nominal.
Como estudar regência verbal
Estudar regência envolve vários outros tópicos, como transitividade verbal e uso de pronomes oblíquos que exercem função de objeto. Procure estar atento à matéria, inclusive quando estiver lendo sobre outros temas. Você vai perceber como a regência constrói uma linha coerente entre as palavras no texto.
Qual a regência do verbo começar
A regência do verbo começar pode ser, segundo o Dicionário dos Verbos Portugueses, da Porto Editora: «Começar a: começar a florir; começar com: começou com as suas conversas; começar por: começar pelo princípio.» A que eu `acrescento´ (f. verbal): começar em/'em o ou no': começar em primeiro/começar no primeiro lugar.
Qual a principal regência verbal
As preposições mais utilizadas na regência verbal são: a, de, com, em, para e por. Preposição a: perdoar a, chegar a, sujeitar-se a,...
Qual é o exemplo de regência nominal presente na frase
A regência nominal é a relação de subordinação entre um nome (substantivo, adjetivo e advérbio) e seu complemento. Exemplo: Estou satisfeito com o resultado. Se a frase só dissesse "Estou satisfeito.", nos perguntaríamos: "Satisfeito com o que?".
O que é um verbo transitivo direto
Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito.
Quais são as principais características da regência
Quais são as principais características do Período Regencial? O Período Regencial durou 9 anos, entre 1831 e 1840. Foi um momento histórico marcado por instabilidade política, pois foram 4 governos diferentes em menos de 10 anos. Também houve tentativas separatistas, disputas internas e Revoltas Regenciais.
O que é regência na redação
A regência corresponde à relação de complementação estabelecida entre os termos da oração, ou seja, o termo regente e o termo regido. O termo regido é toda palavra que depende de outra para possuir sentido, enquanto o termo regente é a palavra subordinada ao termo regido.