O que é radioterapia?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 7 votos

Radioterapia, ou radioncologia, é uma especialidade médica focada no tratamento oncológico utilizando radiação ionizante.

O que é radioterapia? A radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raios-x, por exemplo), que são um tipo de energia para destruir as células do tumor ou impedir que elas se multipliquem. Essas radiações não são vistas durante a aplicação e o paciente não sente nada durante a aplicação.

A radioterapia pode ser a única forma de tratamento em uma série de situações clínicas como: tumores de pele, próstata, alguns linfomas, alguns tumores de laringe, entre outros, sem a necessidade de cirurgia.

De maneira resumida, a quimioterapia é um tratamento cuja medicação é administrada por via venosa ou oral e a ação se dá no corpo inteiro. Já a radioterapia é direcionada para uma área específica, podendo ser externa (radiação emitida por aparelho) ou por braquiterapia (aplicadores posicionados no local do tumor).

Ela pode ser dividida em três modalidades que são a braquiterapia, a teleterapia e a radiocirurgia. O objetivo desse trabalho é demonstrar as modalidades de tratamento da radioterapia.

Os efeitos colaterais da radioterapia na região da cabeça e pescoço podem incluir: problemas de pele, perda de cabelo, aftas, boca seca, alterações no paladar, problemas de deglutição, dor de ouvido, alteração na voz, problemas na visão, olhos secos e perda de visão, mandíbula rígida (trismo), perda de apetite, ...

No caso de câncer disseminado, a quimioterapia é a melhor alternativa pois atinge todos os tecidos do organismo, chegando aonde a radioterapia não consegue chegar. Assim, é feito um tratamento mais completo, como uma varredura em busca das células afetadas.

Efeitos colaterais da Radioterapia
O tratamento com radioterapia, ainda que muito eficiente na luta contra o câncer, infelizmente ainda apresenta alguns efeitos colaterais. São eles: mucosite, náuseas e vômitos, pele avermelhada, fadiga e infecções e sangramentos.

Como todo tratamento, a radioterapia traz efeitos colaterais. Neste caso, todos estão ligados diretamente à área do corpo que foi tratada. Por exemplo, se for aplicada no tórax, o paciente pode vir a ter um desconforto na ingestão de alimentos; se for na região do abdome pode causar náuseas e vômitos.

Como a radioterapia é feita em sessões, geralmente elas são divididas entre 4 a 5 sessões por semana, ao longo de várias semanas, cada sessão tendo entre 15 a 30 minutos de duração.

Quais as principais indicações da radioterapia? Ela é indicada em até 60% dos tratamentos oncológicos, como nos tumores de mama e próstata, em algum momento da história natural da doença. Muitas vezes é indicada depois da cirurgia (adjuvância), para complementar o tratamento ou evitar o retorno das células malignas.

A radioterapia e a quimioterapia causam a queda do cabelo por danificarem os folículos pilosos responsáveis pelo crescimento do cabelo. Quimioterapia - Nem todos os tratamentos quimioterápicos provocam queda de cabelo, tudo depende do tipo de drogas utilizadas.